! Em casa, Real Madrid tenta salvar sua temporada contra o Barcelona - 10/04/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Campeonato Espanhol
 
10/04/2010 - 11h25

Em casa, Real Madrid tenta salvar sua temporada contra o Barcelona

Do UOL Esporte
Em São Paulo

De um lado, Lionel Messi e o vitorioso Barcelona. Do outro, Cristiano Ronaldo e um Real Madrid em busca da redenção. Neste sábado, às 17h (horário de Brasília), o estádio Santiago Bernabéu viverá um clássico que tem tudo para definir os rumos do Campeonato Espanhol. Em campo, algumas das principais estrelas do futebol mundial põem à prova a rivalidade entre merengues e blaugranas.

O Barcelona vai para o confronto embalado pela excelente atuação de Lionel Messi contra o Arsenal, na terça-feira, pela Liga dos Campeões. O atacante argentino marcou os quatro gols da vitória por 4 a 1 no Camp Nou; o resultado classificou o time espanhol para as semifinais do torneio continental.

Aliás, as lembranças desta edição da Liga dos Campeões são péssimas para o Real Madrid. A equipe foi eliminada pelo Lyon nas oitavas de final, com um empate por 1 a 1 no Santiago Bernabéu. Como também caiu na Copa do Rei para o modesto Alcorcón, restou à equipe concentrar suas forças para salvar a temporada com o título espanhol. Afinal, seria um fracasso retumbante gastar cerca de 260 milhões de euros para montar um elenco repleto de estrelas e ficar sem uma taça sequer.

O jogo no Santiago Bernabéu também reúne duas das principais estrelas do futebol mundial. Messi se destaca por suas seguidas boas atuações. Nesta temporada, o atacante argentino fez 39 gols: oito pela Liga dos Campeões, 26 pelo Campeonato Espanhol, dois pela Supercopa da Espanha, dois pelo Mundial de Clubes da Fifa e um pela Copa do Rei. Tal desempenho o credencia como forte candidato à Chuteira de Ouro e cria uma grande expectativa quanto ao que fará na Copa do Mundo-2010.

Da mesma forma como a torcida do Barcelona deposita sua confiança em Messi, os Merengues esperam que Cristiano Ronaldo dê o troco no clássico. Autor de 18 gols no Espanhol, o atacante português não quis se comparar ao argentino. “Tentarei marcar, dar assistências e ajudar minha equipe a derrubar o Barcelona”, disse, em entrevista coletiva.

Para a partida, o Real Madrid terá o desfalque de Kaká. Durante toda a semana, o meio-campista treinou em separado, tentando se recuperar de uma contratura na coxa esquerda. No entanto, o treinador Manuel Pellegrini confirmou na sexta-feira que o brasileiro não teria condições de entrar em campo e não o relacionou.

Do lado do Barcelona, o treinador Josep Guardiola terá dois desfalques. O atacante Zlatan Ibrahimovic sofreu uma lesão na panturrilha e não participará da partida no Santiago Bernabéu. Já o defensor Eric Abidal voltou a sentir um problema na coxa e também está fora.

Real Madrid e Barcelona se enfrentam neste sábado no Santiago Bernabéu. A partida começará às 17h (horário de Brasília) e terá transmissão da emissora de tevê ESPN HD. O Placar UOL Esporte fará o acompanhamento lance a lance.

Os dois times estão com 77 pontos, mas o Real Madrid leva a melhor no saldo de gols (57 a 56) e, por isso, lidera o Espanhol. O primeiro critério de desempate é o confronto direto, mas só será levado em consideração quando for realizada a segunda partida. Na primeira, o Barcelona venceu por 1 a 0.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host