! Antes da 'decisão', Barcelona supera ousadia do Xerez e se mantém na liderança - 24/04/2010 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte Campeonato Espanhol
 
24/04/2010 - 14h53

Antes da 'decisão', Barcelona supera ousadia do Xerez e se mantém na liderança

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O lanterna Xerez chegou a surpreender o Barcelona em alguns momentos do duelo deste sábado, no Camp Nou, pela 34ª rodada do Campeonato Espanhol. Mas o time catalão soube manter a tranquilidade para conseguir mais uma vitória (por 3 a 1) e seguir na liderança. Na quarta-feira, a equipe de Lionel Messi recebe a Inter de Milão pela jogo de volta das semifinais da Liga dos Campeões.

Um resultado negativo diante do lanterna da competição colocaria ainda mais pressão em cima do time catalão, que passa agora a concentrar suas atenções apenas no complicado duelo de quarta-feira, diante dos italianos, no mesmo Camp Nou. Aliás, em função deste confronto, alguns jogadores titulares, como Messi, Piqué e Pedro, iniciaram a partida contra o Xerez no banco. Os dois primeiros entraram no decorrer da segunda etapa, quando Guardiola percebeu a necessidade destes jogadores em um momento complicado da partida.

Surpreendentemente, o Barcelona não iniciou a partida com tanta posse de bola e encontrava pouco espaço na defesa do Xerez, que até arriscou alguns bons ataques nos primeiros dez minutos. Porém, aos 13min, brilhou mais uma vez a ‘visão de jogo’ do espanhol Xavi, que deixou Jeffren em ótimas condições dentro da área adversária, pelo lado direito. O atacante venezuelano, mesmo caído, conseguiu fazer uma bela finta no zagueiro e, com pouco ângulo, acertou um belo chute, à direita do brasileiro Renan, abrindo o placar.

A situação ficou ainda mais confortável quando Keita, aos 23min, deu ótima assistência para Ibrahimovic; na cara do gol, o sueco, com um toque para o meio, deixou Henry sem ninguém a sua frente para apenas empurrar a bola para as redes. Porém, o segundo gol acomodou o Barcelona, que no minuto seguinte viu Bermejo aproveitar falha de Chygrynskiy, invadir a área com liberdade pelo lado direito e soltar a bomba, acertando o ângulo esquerdo do gol de Valdés.

Apesar de seguir superior na partida, o time de Guardiola não conseguiu ampliar na primeira etapa. No segundo tempo, o Xerez continuou dando trabalho ao Barcelona, especialmente ao goleiro Victor Valdés, que precisou fazer uma ótima defesa em cabeceada de Bermejo. Ciente do perigo que sua equipe vinha correndo, Guardiola resolveu colocar dois titulares em campo, Piqué e Messi. Mas foi o atacante Ibrahimovic quem tranquilizou os torcedores catalães, aos 11min, tocando no canto esquerdo de Renan após excelente jogada e cruzamento de Touré.

Com o argentino Messi em campo, o Barcelona apresentou mais tranquilidade para segurar a bola e irritar os adversários, que começaram a cometer inúmeras faltas duras - especialmente em Messi e Boján - e acabaram terminando a partida com dois jogadores expulsos - Alustizá, aos 44, e Orellana, aos 46min. Além disso, outros cinco jogadores do Xeréz receram amarelo apenas nos 25 minutos finais de partida.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host