Topo

Espanhol - 2019

Clássico espanhol verá mais um capítulo do duelo entre Messi e Cristiano Ronaldo

Messi e C. Ronaldo terão novo duelo para mostrar quem é o melhor do mundo - REUTERS/Albert Gea
Messi e C. Ronaldo terão novo duelo para mostrar quem é o melhor do mundo Imagem: REUTERS/Albert Gea

Do UOL, em São Paulo

05/10/2012 10h10

Messi e Cristiano Ronaldo são os dois melhores jogadores do mundo na atualidade. Desde a chegada do astro português ao Real Madrid, em 2009, foram 15 duelos válidos pelo maior clássico espanhol. Se a vantagem até o momento, pelo menos nos números, é do argentino, que possui oito vitórias, contra apenas três do português, a promessa é de que o seguinte duelo, que ocorrerá no próximo domingo, 7, criará mais um capítulo histórico neste confronto entre estrelas.

A partida válida pelo Campeonato Espanhol já tem ares de decisão. O Barcelona está oito pontos a frente do rival na tabela, e o Real Madrid, em um campeonato polarizado pelos dois times, pode ficar praticamente sem chances de conquistar a taça em caso de derrota. Salvar o plano merengue é tarefa para Cristiano Ronaldo, que nos últimos dois jogos marcou seis gols: três contra o La Coruña, e três contra o Ajax (este último, pela Liga dos Campeões).

No começo da temporada, Ronaldo afirmou estar “triste” no clube espanhol, mas não revelou os motivos. Aparentemente, pelas últimas atuações, a tristeza foi deixada de lado, e o português voltou a focar em tentar conquistar o prêmio de melhor do mundo da Fifa. No último duelo contra Messi, mostrou que tem chances: na final da Supercopa da Espanha, saiu com o título.

Já o argentino, eleito melhor do mundo nos últimos três anos, tentará mostrar que segue a frente do português na briga pelo posto de maior estrela do futebol mundial. Na última partida, contra o Benfica, pela Liga dos Campeões, deu duas assistências na vitória por 2 a 0. E se os últimos duelos contra o Real de Cristiano não foram positivos, Messi tentará mudar o panorama.

Na temporada passada, Messi marcou 73 vezes, contra 60 de Ronaldo. Neste ano, começa atrás do português, que já marcou quatro na Liga dos Campeões, além dos seis no Campeonato Espanhol. O clássico pode ser o ponto inicial da mudança na disputa da artilharia entre as estrelas.

O mais novo capítulo entre os melhores do mundo será escrito a partir das 14h50 do próximo domingo. Apenas mais uma partida, mas que pode ajudar a definir o dono do troféu de melhor do mundo em 2012.