Topo

Espanhol - 2019

"Tentou me enganar", diz goleiro após levar "drible de Pelé" de Neymar

Do UOL, em São Paulo

03/11/2013 06h00

O goleiro Kiko Casilla foi um dos protagonistas do lance que mais marcou a última rodada do Campeonato Espanhol. O camisa 1 do Espanyol levou um drible de corpo desconcertante de Neymar, no clássico contra o Barcelona, na sexta-feira passada, e acabou tendo de ir no corpo do camisa 11 para parar a jogada.

No momento, o arqueiro chegou a ficar bravo e brigar com o atacante brasileiro, alegando que ele teria tentado cavar uma falta, mas depois do jogo, minimizou o ocorrido e preferiu não polemizar, dizendo que foi apenas um lance normal.

“Foi uma finta. Tentei correr junto com ele, mas ele se desvencilhou. Ele tentou me enganar um pouco, mas tudo bem. Não teve nada (entre nós os dois)”, explicou, depois da derrota de 1 a 0 do Espanyol para o Barcelona, com gol que teve assistência de Neymar e foi marcado pelo chileno Alexis Sanchez.

Essa explicação do goleiro ajuda até mesmo a limpar a barra do brasileiro. Apesar dos empolgados elogios de imprensa da Catalunha - ou seja, de Barcelona – fora de sua área Neymar vem recebendo muitas críticas o acusando de “piscineiro”, ou seja, se joga muito tentando cavar faltas e ludibriar os juízes.

Essa jogada lembra um dos maiores “golaços perdidos” por Pelé. Na Copa de 1970, contra o Uruguai, o Rei passou do mesmo jeito pelo goleiro Mazurkiewicz. Mas, o ex-jogador conseguiu pegar a bola e bateu para fora.

Na partida, o Barcelona venceu o Espanyol por 1 a 0, após passe de Neymar. O resultado garantiu a liderança do clube por mais uma rodada. Os catalães tem 34 pontos contra 30 do Atlético de Madri, segundo colocado e que possui um jogo a menos.

  • Lluis Gene/AFP


Apesar do lance, o brasileiro nem teve uma de suas melhores atuações com a camisa do Barça. Fez um primeiro tempo bastante apagado, mas ressurgiu nos 45 minutos finais, com duas boas finalizações e um lindo passe para gol, com a bola passando no meio das pernas de dois zagueiros rivais.

Foi o suficiente para a imprensa local se derreter mais uma vez pelo futebol do principal jogador do Brasil na atualidade. O "Mundo Deportivo" chama o atacante brasileiro de "genial" e elogiou bastante a visão de jogo do craque no passe decisivo: "antológico"