Topo

Espanhol - 2019

Neymar é o rei do pênalti no Barcelona. Hoje teve mais um

Do UOL, em São Paulo

05/04/2014 18h01

O Barcelona contratou Neymar pelos seus gols, dribles e assistências, mas ganhou um bônus nas ultimas partidas da temporada. O brasileiro tem se especializado em protagonizar jogadas que resultam em pênalti para a sua equipe. Das últimas cinco penalidades para o Barça, três tiveram o camisa 11 envolvido no lance. Mesmo número de gols marcados por ele no período. 

Na imprensa espanhola, a fama do brasileiro já pegou e o jornal catalão “Mundo Deportivo” chamou o atacante neste sábado de “especialista em pênaltis”.

E curiosamente, quem se deu bem com a sequência de penalidades foi Messi. O argentino converteu os três pênaltis sofridos por Neymar, além de outros dois em cima de Iniesta e Alexis Sanchez. 
 
Pênalti polêmico no clássico 

Pênalti polêmico no clássico - REUTERS/Stringer - REUTERS/Stringer
Imagem: REUTERS/Stringer

A sequência de Neymar começou no clássico contra o Real Madrid. O atacante foi derrubado por Sergio Ramos, que acabou expulso, em lance que gerou bastante polêmica. Neste jogo, Iniesta também sofreu um pênalti.

Na rodada seguinte do Campeonato Espanhol, o brasileiro foi mais uma vez destaque, porém só pelos gols. O atacante balançou as redes duas vezes no triunfo do Barça sobre o Celta.

Outro clássico, nova polêmica

Outro clássico, nova polêmica - EFE/Alberto Estévez - EFE/Alberto Estévez
Imagem: EFE/Alberto Estévez

No entanto, depois de um jogo sem se envolver em jogadas polêmicas, Neymar foi protagonista de outra no clássico da Catalunha contra o Espanyol.

O Barcelona venceu por 1 a 0 em gol de pênalti de Messi. A falta foi marcada por toque na mão de Javi López, Neymar estava na jogada e o Espanyol reclamou que o brasileiro ajeitou a bola com o braço antes de López.

Neymar, bola na área e mais um pênalti

Neymar, bola na área e mais um pênalti - AP Photo/Manu Fernandez - AP Photo/Manu Fernandez
Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

E a sequência terminou neste sábado, na vitória sobre o Bétis. O camisa 11 saiu do banco e logo nos primeiros lances, cruzou na área e a bola bateu na mão Amaya. Neste jogo, houve outra penalidade em cima de Alexis Sanchez.

Entre os duelos contra Espanyol e Bétis, Neymar, não sofreu nenhum pênalti e brilhou no empate por 1 a 1 com o Atlético de Madri pela Liga dos Campeões ao marcar o gol de empate.

A equipe espanhola costuma ser acusada de ser protegida pela arbitragem. Sem entrar no mérito, foram cinco pênaltis nas últimas quatro partidas do torneio nacional.