Técnico do Barça supera desempenho de Guardiola, mas minimiza o feito

Do UOL, em São Paulo

O técnico Luis Enrique alcançou a marca de 100 jogos no comando do Barcelona com a vitória por 2 a 0 sobre o Levante, no domingo, pelo Campeonato Espanhol. Olhando apenas para os números, o desempenho dele neste início de trajetória à frente do clube supera o de outros grandes nomes que passaram por lá. Até mesmo Pep Guardiola.

Ao longo destas 100 partidas com o atual comandante, o Barcelona somou 80 vitórias, 11 empates e nove derrotas. Fez 289 gols e levou 72. Quando Guardiola completou esse mesmo número de jogos como treinador do clube, o desempenho foi de 71 vitórias, 19 empates e dez derrotas, com 242 gols marcados e 76 sofridos.

Não é só Guardiola que fica para trás nesta comparação entre lendas da história do Barcelona. Helenio Herrera, por exemplo, teve 72 triunfos nos primeiros 100 jogos. Fernando Daucik, 63. Johan Cruyff, 60.

Questionado sobre o assunto depois do duelo contra o Levante, Luis Enrique minimizou o feito. "É melhor chegar a 100 jogos do que a 50, mas isso não me diz nada. O que me interessa mesmo é o objetivo coletivo, que é ganhar campeonatos", disse.

Além disso tudo, ele viu sua equipe chegar a 28 partidas sem derrota. A série invicta é a mesma que foi alcançada por Guardiola na temporada 2010/11 e representa um recorde na história do Barcelona. Mas isso tudo também fica em segundo plano para o treinador. "Quando a temporada terminar eu digo se isso valeu alguma coisa", afirmou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos