Topo

Espanhol - 2019

Real Madrid bate A. Bilbao, e C. Ronaldo assume artilharia do Espanhol

Do UOL, em São Paulo

13/02/2016 14h48

O Real Madrid tomou sustos no primeiro tempo do jogo contra o Athletic Bilbao deste sábado (13), mas acabou derrotando os bascos por 4 a 2 em confronto da 24ª rodada do Campeonato Espanhol. Desfalcado de Marcelo e Gareth Bale, o time da capital espanhola marcou duas vezes com Cristiano Ronaldo, que assumiu a artilharia do torneio com 21 gols, um a mais que o uruguaio Luis Suárez, do Barcelona. James Rodríguez e Toni Kroos fizeram os outros do time da casa, enquanto Eraso e Elustondo descontaram para os visitantes.

A vitória do Real Madrid colocou pressão sobre o rival Atlético, que joga no complemento da rodada. A equipe treinada por Zinedine Zidane assumiu provisoriamente a vice-liderança da competição, com 53 pontos, dois a mais que os comandados de Simeone, que encaram o Getafe fora de casa neste domingo (14). O Athletic segue na sexta posição, com 35 pontos, podendo ser ultrapassado pelo Celta de Vigo.

O próximo compromisso do Real Madrid é pela Liga dos Campeões, na próxima quarta-feira (17), contra Roma. O jogo de ida das oitavas de final será realizado na capital italiana, às 17h45. O Athletic Bilbao joga no dia seguinte contra o Olympique de Marselha, pela Liga Europa, também fora de casa.

O jogo

Não demorou para os donos da casa saírem na frente. Benzema ganhou na intermediária e acionou Cristiano Ronaldo, que fintou o zagueiro Etxeita e bateu firme para abrir o placar aos 2min.

O domínio do Real Madrid era absoluto, porém um deslize de Varane permitiu a reação do Athletic, que até então não ameaçava os anfitriões. O zagueiro francês recuou para Keylor Navas, que saía para encaixar a bola e foi surpreendido pela ação do defensor. Eraso aproveitou a confusão e só teve o trabalho de empurrar para o gol aos 11min.

Com o placar igualado, o time do País Basco se empolgou e equilibrou a partida, exigindo trabalho de Navas para que a virada não fosse concretizada. Porém foi o Real Madrid que retomou a frente, aos 37min, com um chute colocado da meia-lua de James Rodríguez. Sete minutos depois, Toni Kroos fez o terceiro, concluindo dentro da área uma boa jogada iniciada por Cristiano Ronaldo pela meia esquerda.

O time da casa foi para os vestiários com a vantagem confortável de dois gols, administrada em um segundo tempo que foi morno, embora o Athletic tenha dado alguns sustos nos anfitriões. Único brasileiro em campo, Danilo foi substituído aos 23min para a entrada de Nacho. O lateral direito apareceu bem no ataque, mas foi no setor dele que o Real Madrid sofreu investidas perigosas do ataque adversário.

Varane acabou expulso ao levar o segundo cartão amarelo, mas o Real Madrid manteve o domínio do jogo e transformou o placar em goleada aos 42min, novamente com Cristiano Ronaldo. Elustondo marcou nos acréscimos o último gol da noite.