Topo

Espanhol - 2019

"Não é porque você teve dois ou três erros que é um desastre", diz Piqué

AFP PHOTO / TOSHIFUMI KITAMURA
Imagem: AFP PHOTO / TOSHIFUMI KITAMURA

Do UOL, em São Paulo

27/02/2016 19h00

Antes de chegar ao Barcelona e ajudar o time espanhol a ser campeão de tudo, o zagueiro Gerard Piqué teve uma passagem apagada pelo Manchester United, onde não foi muito aproveitado. A diferença entre uma fase da carreira e outra foi tema de uma reflexão que o espanhol postou no Unscriptd, plataforma na qual grandes estrelas do esporte gravam um vídeo para se manifestarem sobre um assunto qualquer.

"Se você quer jogar nos melhores times do mundo por dez, doze ou quinze anos, é preciso saber lidar com as fases complicadas, sem deixar que elas te abalem", recomendou Piqué no início do vídeo. "Não é porque você teve dois ou três erros que é um desastre, um jogador horrível. E nas fases boas, quando as coisas saem do jeito como você gostaria, os troféus aparecem e você recebe todos os tipos de prêmios, não se pode achar que é o melhor. Esse é o primeiro passo para o fracasso."

Para ilustrar as duas situações, Piqué usou como exemplos as passagens pelos dois grandes clubes que defendeu ao longo da carreira. "Eu não jogava muito quando tinha 17 ou 18 anos e estava no Manchester United. Aquilo realmente me afetou. Não entendia a razão pela qual eu não recebia mais minutos. E esse tipo de coisa não te afeta apenas como jogador, mas também em casa, com as pessoas que te amam e que estão ao seu lado nas horas difíceis. Tem também as fases boas, como quando cheguei ao Barcelona com 21 anos. Ganhei todos os títulos e pensava que era uma super estrela. Mas com o tempo você percebe que tem fases ruins como qualquer outra pessoa e que precisa se levantar", afirmou. 

Piqué se transferiu do Barcelona para o Manchester United ainda nas categorias de base, mas teve poucas no time principal durante os quatro anos que pertenceu ao clube inglês. Chegou até a ser emprestado ao Zaragoza por uma temporada. Em maio de 2008, o zagueiro voltou ao clube catalão, que o contratou novamente. Desde então, consolidou-se na equipe e a ajudou a conquistar cinco títulos espanhóis, três edições da Liga dos Campeões e três Mundiais da Fifa.