Topo

Espanhol - 2019

Barça é atacado por "vírus Fifa" e perde Mathieu até fim da temporada

Mathieu saiu lesionado na vitória da França sobre a Rússia - Charles Platiau/Reuters
Mathieu saiu lesionado na vitória da França sobre a Rússia Imagem: Charles Platiau/Reuters

Do UOL, em São Paulo

30/03/2016 12h10Atualizada em 30/03/2016 15h52

O Barcelona saiu perdendo em relação ao Real Madrid nessa liberação de atletas para compromissos de seleções. Quatro atletas do clube catalão voltarão à Espanha sem condições de jogo: Busquets, Rakitic, Alba e Mathieu. O clube tem um clássico contra o Real, no dia 2 de abril, no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol.

O caso mais grave do Barça é do zagueiro Mathieu, que sofreu grave lesão defendendo a França e se afastará do time catalão por tempo indeterminado. O jogador francês lesionou o menisco e passará por uma cirurgia, ficando possivelmente fora do resto da temporada, sendo a principal vítima do "vírus Fifa", um apelido dado aos jornais europeus às perdas dos clubes nos amistosos de seleções. 

Busquets e Rakitic se contundiram em treinamentos da Espanha e Croácia, respectivamente, e sequer atuaram nos jogos Fifa. Os dois devem ficar fora do Superclássico.

O lateral-esquerdo Jordi Alba, por sua vez, torceu o tornozelo no empate no 0 a 0 da Espanha com a Romênia, neste domingo, e não tem presença garantida. O jogador passará por exames mais detalhados para saber a gravidade da lesão.

Ao todo, 17 atletas do time catalão representaram suas respectivas seleções, contra 12 da equipe madrilena.

Além das baixas, o Barcelona terá de recuperar a energia do elenco.

Sete atletas do Barcelona cruzaram o Atlântico nos últimos dias para jogos entre seleções. Messi, Neymar e Suárez, por exemplo, participaram de jogos pelas eliminatórias da América do Sul. Do lado do Real, três atletas tiveram de cruzar o oceano para duelos Fifa.

De acordo com o jornal As, os quilômetros acumulados pelo elenco do Barça com viagens nessas datas Fifa foram de 189 mil, contra 89 mil do time de Madri.