Topo

Espanhol - 2019

Em noite mágica de Suárez, Neymar desencanta e Barça faz oito no La Coruña

Neymar e Suárez comemoram gol - Miguel Vidal/Reuters - Miguel Vidal/Reuters
Imagem: Miguel Vidal/Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/04/2016 16h46

Em noite de gala de Luis Suárez, o Barcelona humilhou o Deportivo La Coruña no Estádio Riazor nesta quarta-feira (20) e colocou fim à incômoda sequência de quatro derrotas consecutivas na temporada. Os catalães venceram a partida da 34ª rodada do Campeonato Espanhol por 8 a 0, sendo que o uruguaio participou de sete dos oito gols.

O resultado leva o Barcelona aos 79 pontos, que garantem a liderança da competição a quatro jogos do fim, todos eles contra adversários da parte de baixo da tabela. O La Coruña caiu para 14ª colocação, com 38 pontos.

Quem foi bem: Suárez tem dia monstruoso

Suárez quebrou o gelo na partida desta quarta-feira, abrindo o placar em lance de bola parada, e deu tranquilidade ao Barcelona ao marcar o segundo gol na partida, após um belo passe de primeira de Messi. O uruguaio foi o jogador mais ativo do ataque catalão, com Messi aparecendo como coadjuvante em jogo inspiradíssimo do camisa 9. Suárez foi ainda mais eficaz no segundo tempo, dando assistências para o terceiro, quinto e oitavo gols, de Rakitic, Messi e Neymar, Respectivamente, e marcando outros dois, recebendo passes de Messi e Neymar. O camisa 9 vinha de dois jogos sem marcar e alcançou os 30 gols no Campeonato Espanhol, um a menos que Cristiano Ronaldo, artilheiro da competição.

Sem ser protagonista, Neymar mostra controle emocional

 Neymar entrou em campo pressionado e muito criticado pela imprensa espanhola, que passou a criticar seu potencial após uma sequência de cinco jogos sem gols pelo clube (com uma partida da seleção brasileira no meio). O brasileiro deu a cara a bater, aparecendo para o jogo, mas não mostrou sua tradicional personalidade com a bola nos pés e foi protagonista de uma pixotada no segundo tempo que repercutiu mal nas redes sociais. Quando a vitória já estava definida, o brasileiro teve a chance de encerrar a seca, mas foi solidário e passou para o quarto gol de Suárez. Aos 36min da etapa final, Suárez retribuiu o favor e Neymar deixou o dele.

O jogo do Barça: sem forçar, veio a goleada

O Barcelona vinha de três derrotas no Campeonato Espanhol, mais uma na Liga dos Campeões. O elenco catalão estava sob tensão, tanto é que não conseguiu encaixar seu jogo nos primeiros dez minutos de jogo. O primeiro gol Suárez aliviou a pressão e deixou o time mais solto, mesmo jogado fora de casa. A enxurrada de gols veio no segundo tempo, com Rakitic marcando logo aos 2min e desestabilizando o La Coruña, que pode ter devolvido a tranquilidade que faltou aos catalães nos últimos jogos. A vitória recupera a confiança do time de Luis Enrique, que vinha de uma série de partidas nas quais a apatia chamou a atenção, especialmente no primeiro tempo.

FICHA TÉCNICA

Deportivo La Coruña 0 x 8 Barcelona

Data: 20/4/2016
Local: Estádio Riazor, em A Coruña (Espanha)
Hora: 15h00 (de Brasília)
Gols: Luis Suárez, 11’, 23' do primeiro tempo e 7' e 18' do segundo tempo, Rakitic, 2', Messi 27', Bartra 33', Neymar 35' segundo tempo (Barcelona)

Barcelona: Bravo, Daniel Alves, Bartra, Mascherano e Jordi Alba (Adriano); Sergio Busquets (Rafinha), Rakitic e Iniesta (Sergi Roberto); Messi, Suárez e Neymar. Técnico: Luis Enrique

Deportivo La Coruña: Manu Fernández; Laure, Sidnei, Fernando Navarro (Fajr) e Juanfran; P. Mosquera, Alex Bergantiños, Celso Borges (Jonas Gutiérrez) e Cani (Cartabia); Oriol Riera e Lucas. Técnico: Víctor Sánchez del Amo