Topo

Espanhol - 2019

Com Messi 'garçom', Barça vence e segue dependendo de si para ser campeão

Do UOL, em São Paulo

30/04/2016 17h18

Depois de ver Real Madrid e Atlético de Madri vencerem seus jogos, o Barcelona entrou em campo neste sábado sabendo que precisaria superar o Betis, em Sevilha, para seguir dependendo apenas de si mesmo para ser campeão espanhol. E foi o que ele fez. Facilitado pela expulsão de um zagueiro do Betis no primeiro tempo, o time catalão venceu por 2 a 0 e ficou mais perto da taça nacional. Os gols foram marcados por Rakitic e Suarez, ambos com assistências do ‘garçom’ Lionel Messi.

Com o resultado, o Barcelona chega aos 85 pontos e reassume a liderança da tabela, já que leva a melhor nos confrontos diretos contra o Atlético de Madri, segundo colocado que também chegou aos 85 ao vencer o Rayo Vallecano. Em terceiro aparece o Real Madrid, com 84.

Pela frente, o Barcelona ainda tem confrontos contra Espanyol, no Camp Nou, e Granada, fora de casa. Vencendo as duas partidas, garante seu 24º título espanhol, o segundo seguido.

BARÇA SOFRE, MAS AO MENOS GANHA EXPULSÃO DO BETIS

Faltou criatividade ao Barcelona na etapa inicial. Neymar tentou, até construiu algumas jogadas pela esquerda, no ‘mano a mano’, mas nada que assustasse o Betis. Com Messi e Suarez apagados, o time catalão tentava, mas parava na forte defesa dos anfitriões. O Barça só teve o que comemorar aos 35min, quando o zagueiro Westermann recebeu o segundo amarelo (após pisão em Messi e falta em Rakitic) e foi expulso. A pressão do Barcelona aumentou, mas com ela também aumentou a retranca do Betis, que passou só a se defender. E bem. Desta forma, o primeiro tempo terminou com 0 a 0 e apenas um chute no alvo - de Neymar - entre as duas equipes.

BARÇA VOLTA MELHOR E ABRE O PLACAR EM 5 MINUTOS

Rakitic comemora com Jordi Alba gol do Barcelona contra o Betis - Cristina Quicler/AFP - Cristina Quicler/AFP
Imagem: Cristina Quicler/AFP
O Barcelona voltou melhor na etapa final. Tanto é que, em menos de dois minutos, construiu a melhor chance da partida, esta bem clara. Neymar deu passe perfeito entre os zagueiros e deixou Suarez livre dentro da área; mas o uruguaio pegou mal na bola e mandou para fora. Mas o time catalão continuou mostrando que a história seria outra no segundo tempo, e praticamente no ataque seguinte abriu o placar. Messi lançou dentro da área, Adán e Pezzella se atrapalharam e a bola sobrou limpa para Rakitic apenas ter o trabalho de empurrar para o gol. 1 a 0.

SUAREZ SE REDIME APÓS GOLS PERDIDOS E DEFINE VITÓRIA

Com o trio MSN bem mais produtivo que no primeiro tempo, o Barcelona continuou construindo oportunidades depois do gol. Mas não parecia ser o dia de Suarez. Ele perdeu duas grandes chances, a maior delas aos 28min. Ele recebeu de Messi dentro da área e, sozinho, sem nenhuma marcação, finalizou em cima do goleiro Adán. Mas aos 35min, Suarez se redimiu. Depois de um lançamento perfeito de Messi pelo meio, o uruguaio finalizou na saída do goleiro, marcou o seu 35º gol no Espanhol e garantiu a vitória do Barcelona. 2 a 0, placar final.