Liga Espanhola de Futebol quer mudar torneio e usar formato do basquete

Do UOL, em São Paulo

  • Manu Fernandez/AP

    Copa do Rei poderá ter um novo formato nas próximas temporadas

    Copa do Rei poderá ter um novo formato nas próximas temporadas

A Liga de Futebol Profissional da Espanha (LFP) está avaliando a possibilidade de modificar o formato em que a Copa do Rei é disputada. A ideia da entidade é transformar as semifinais e finais em um quadrangular final, da mesma forma que acontece no basquete.

A informação, divulgada nesta terça-feira (10) pela Rádio Catalunya, foi obtida após a assembleia extraordinária que a LFP realizou em Madri na última semana, envolvendo representantes de equipes da primeira e segunda divisão.

Segundo o plano traçado na reunião, a ideia seria concentrar quatro equipes em uma mesma cidade para disputar as semifinais durante a semana, com a partida decisiva sendo realizada no final de semana.

Ainda de acordo com a rádio espanhola, os clubes demonstraram interesse no novo formato, mas ainda existe uma série de detalhes que precisam ser solucionados antes de se efetivar uma decisão. Um dos pontos que ainda é avaliado seria a necessidade de deslocar quatro torcidas para uma mesma cidade, já que o contingente de torcedores é muito superior ao das partidas de basquete.

Por conta da alta demanda, a cidade escolhida para sediar os jogos finais precisaria ter capacidade hoteleira para suportar os torcedores e serviços que permitam uma invasão futebolística de grande magnitude durante quatro ou cinco dias, sem que isso altere, de forma excessiva, as atividades urbanas daquele local.

Apesar de a proposta ter avançado entre os clubes, o projeto ainda poderá esbarrar na decisão de dois dos principais dirigentes do futebol espanhol. O presidente da Liga Espanhola, Javier Tebas, e o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Ángel María Villar, precisam chegar a um acordo sobre a melhor forma de acomodar os calendários das competições. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos