Com título do Barça, Daniel Alves quebra recorde de Pelé

Do UOL, em São Paulo

O lateral direito Daniel Alves chegou ao 30º título na carreira neste sábado ao ganhar o Campeonato Espanhol pelo Barcelona e superou Pelé em número de troféus. As conquistas vieram defendendo três clubes - Bahia, Sevilla e Barcelona - além da seleção brasileira. O atleta está empatado com o companheiro Iniesta em torneios vencidos e ambos são os jogadores em atividade mais vitoriosos.

A frente de Daniel Alves estão Gary Neville (31 títulos), Vitor Baía (35) e Ryan Giggs (36). O brasileiro tem chance de aumentar a coleção de troféus no próximo domingo, quando defende o Barcelona na final da Copa do Rei contra o Sevilla. O confronto será realizado no Vicente Calderón, estádio do Atlético de Madri.

O jogador já usou o número de conquistas como argumento de valorização. Ele disse que é pouco lembrado no Brasil, mas é o único atleta que se compara a Pelé em número de troféus. A diferença entre os dois é que Daniel Alves tem somente um campeonato vencido por clube brasileiro, a Copa do Nordeste em 2002 com a camisa do Bahia.

Mas Pelé estava em campo nas três primeiras Copas do Mundo ganhas pela seleção. Com a "amarelinha" o lateral do Barcelona tem uma Copa América (2007) e duas Copas das Confederações (2009 e 2013).

O atleta também alcançou outra marca neste domingo. Ao fazer o cruzamento para o segundo gol do Barça chegou a 100 assistências no Campeonato Espanhol e é somente o terceiro jogador em 20 anos a atingir os três dígitos. Os outros são Messi (127) e Figo (105).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos