Topo

Espanhol - 2019

Jogo é interrompido por racismo contra negro que fez história no Bilbao

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/08/2016 14h28

A vida do atacante Iñaki Williams está marcada pela luta contra o racismo. O atacante foi o primeiro negro a fazer um gol pelo Athletic Bilbao, mas mesmo assim não calou todos preconceituosos. Neste domingo, ele sofreu com atos racistas da torcida do Sporting Gijón, no jogo entre as duas equipes pelo Campeonato Espanhol. E no final ele respondeu com futebol, pois marcou o único gol do Bilbao na derrota por 2 a 1.

Desde o começo os torcedores do Gijón fizeram diversos cantos racistas contra Williams, o que chamou atenção do juiz Carlos Clos Gómez, que tomou atitude de parar a partida aos 21min do 1º tempo. O sistema de som do Estádio El Molinón também pediu para as pessoas pararem com os insultos. A resposta dos torcedores foi a pior possível: passaram a vaiar Williams a cada toque de bola. Pelo menos ele conseguiu o gol aos 40min do 2º tempo para responder da melhor forma possível.

O Athletic Bilbao é um time que só aceita bascos em seu elenco e por isso demorou para ter negros em seu elenco. Apenas depois de 117 anos, Williams se tornou o primeiro negro a fazer gol pelo clube, em fevereiro de 2015.

Com apenas 22 anos,  Iñaki Williams é um dos destaques do Bilbao por causa da sua velocidade e já esteve envolvido em boatos de negociações com Real Madrid e Barcelona.