Topo

Espanhol - 2019

Real só empata com Villarreal e não quebra recorde. Marcelo se machuca

Sergio Ramos - Francisco Seco/AP - Francisco Seco/AP
Imagem: Francisco Seco/AP

Do UOL, em São Paulo

21/09/2016 16h50

O Real Madrid ficou sem o recorde isolado de vitórias do Campeonato Espanhol. Nesta quarta-feira (21), em pleno Santiago Bernabéu, a equipe de Zinedine Zidane ficou só no empate por 1 a 1 com o Villarreal, em jogo que ficou marcado também pela lesão do brasileiro Marcelo.

O lateral saiu com dores musculares no fim do primeiro tempo e virou preocupação para a seleção brasileira. Ele está convocado para os jogos contra Bolívia e Venezuela, em 6 e 11 de outubro, pelas Eliminatórias da Copa de 2018. A princípio, segundo o jornal Marca, a lesão não é grave.

Com o empate, o Real parou em 16 vitórias consecutivas no Espanhol, "apenas" igualando a marca do Barcelona de Pep Guardiola em 2010/11. O time tem agora 13 pontos, enquanto o Villarreal chegou a nove.

O capitão Bruno abriu o placar para o Villarreal cobrando pênalti. O Real, que teve uma atuação abaixo da média, empatou no início do segundo tempo com Sergio Ramos após cobrança de escanteio.

Sem Casemiro, Zidane arma time ultraofensivo

Cristiano Ronaldo - Sergio Pérez/Reuters - Sergio Pérez/Reuters
Imagem: Sergio Pérez/Reuters

Único volante de marcação do elenco, Casemiro ficou de fora por causa de uma pancada na panturrilha recebida na rodada passada, contra o Espanyol. Com isso, Zidane foi obrigado a armar um meio-campo bastante ofensivo e um pouco desorganizado: Kroos e Kovacic foram os volantes, com James como meia central e Bale pelo lado direito. Mais à frente, Cristiano Ronaldo e Benzema. O time dominou a posse de bola, mas sofreu com contra-ataques.

Foi pênalti?

Bruno pênalti - Curto de la Torre/AFP - Curto de la Torre/AFP
Imagem: Curto de la Torre/AFP

Que Sergio Ramos esticou o braço de forma imprudente, e cortou um chute que ia em direção ao gol, não há dúvida. Só não ficou tão claro se a infração aconteceu dentro ou fora da área. De qualquer forma, a arbitragem marcou pênalti, e Bruno bateu com muita categoria, com direito a "cavadinha", para abrir o placar.

Marcelo sai machucado e preocupa seleção

Marcelo - Sergio Pérez/Reuters - Sergio Pérez/Reuters
Imagem: Sergio Pérez/Reuters

Um dos únicos jogadores do Real Madrid a ter uma boa exibição no primeiro tempo, o lateral esquerdo Marcelo se machucou ainda no final da primeira etapa e foi substituído por Carvajal. Com isso, Danilo passou da lateral direita para a esquerda. Marcelo está convocado por Tite para defender a seleção brasileira nos jogos contra Bolívia e Venezuela, em 6 e 11 de outubro.

Real erra muito e só empata na bola parada

Apesar de ter o domínio territorial, o Real Madrid sofreu para criar chances claras. Os principais criadores do time, como James Rodríguez e Bale, estavam pouco inspirados e errando muitos passes. O time abusou dos cruzamentos sem direção e deu poucas bolas em boas condições para Cristiano Ronaldo e Benzema.  O empate saiu só na bola parada, com Sergio Ramos, sempre ele, de cabeça.

Pato joga 20 minutos e faz pouco

Com o técnico Fran Escribá optando por um meio-campo mais robusto, Alexandre Pato começou o jogo no banco de reservas, com apenas o italiano Sansone à frente. O brasileiro entrou só na segunda etapa e jogou os últimos 20 minutos, mas teve poucas chances de aparecer, com o Real dominando a bola e pressionando o Villarreal.