Topo

Espanhol - 2019

Diego Alves se isola como maior pegador de pênaltis da história do Espanhol

Do UOL, em São Paulo

25/09/2016 10h05

Diego Alves entrou para história do Campeonato Espanhol neste domingo (25) na vitória por 2 a 1 do Valencia sobre o Leganés. O goleiro brasileiro se isolou como o maior pegador de pênaltis do torneio, deixando para trás Andoni Zubizarreta ao defender cobrança de Szymanowski e evitar que seu time empatasse por 2 a 2 na sexta rodada da competição. O Twitter oficial da competição exaltou o feito do brasileiro:

O goleiro alcançou o feito e aproveitou para limpar seu nome do lance que antecedeu o pênalti, quando saiu mal do gol e cometeu a falta que resultou na penalidade.

De acordo com levantamento do jornal “Marca”, Diego tem um aproveitamento expressivamente superior aos seus concorrentes mais próximos, todos aposentados. O goleiro, que também teve passagem pelo Almería, evitou 17 de 37 cobranças feitas na direção de sua meta, com um índice de defesas de 44% - ele participou de outras duas penalidades, uma na trave e outra para fora.

Como comparação, Zubizarreta, ex-Barcelona e com quem ele dividia o recorde até este domingo, pegou apenas 16 de 103 pênaltis cobrados contra seu gol, salto de 15% de defesas. Dos outros membros do Top-5, Santiago Cañizares, ex-Real Madrid e também Valencia, é quem chega mais perto de Diego no quesito aproveitamento, com 13 penalidades defendidas de 57, saldo de 22,8% de gols evitados.

Segundo o especialista em estatísticas Mister Chip, Diego Alves também esteve envolvido em outras quatro cobranças em Liga dos Campeões, Liga Europa e Copa do Rei. Delas, o brasileiro salvou três.