Real domina e faz seis no Betis, mas saldo ainda segura Atlético na ponta

Do UOL, em São Paulo

Três minutos de jogo definiram o tom da goleada por 6 a 1 do Real Madrid sobre o Real Betis neste sábado. Atuando fora de casa, no Benito Villamarín, em Sevilha, o time merengue foi à rede com Varane logo no início do jogo e completou o placar com gols de Benzema, Isco (duas vezes), Cristiano Ronaldo e Marcelo, que atuou como capitão em sua primeira partida após a lesão na panturrilha.

Embora ainda seja cedo para prognósticos, o resultado deixa a equipe de Zinedine Zidane com os mesmos 18 pontos do líder do Campeonato Espanhol, o Atlético de Madri. No entanto, o rival leva vantagem no critério de desempate do saldo de gols, ampliado pela goleada por 7 a 1 sobre o Granada neste mesmo sábado. Deste modo, o Colchonero tem 18 gols de saldo contra 14 do clube do Bernabéu.

Na próxima rodada, que será a nona da competição, o Betis visita o Osasuna na próxima sexta-feira. O Real, por sua vez, enfrenta o Athletic Bilbao no Santiago Bernabéu no dia 23 de outubro.

Aitor Alcalde/Getty Images

Da reserva para a glória

Entre o fim da temporada passada e o início da atual, o francês Raphael Varane demonstrou insatisfação com a condição de reserva no Real Madrid. Neste sábado, o zagueiro foi o escolhido por Zidane para substituir o titular Sergio Ramos, que sofreu ruptura parcial no ligamento colateral médio do joelho esquerdo e deve ficar parado por cerca de um mês. O resultado veio aos três minutos de jogo, quando Kroos cobrou falta pela esquerda do ataque e ajudou Varane a marcar de cabeça. Vale destacar que além de Sergio Ramos, os merengues também atuaram desfalcados de Casemiro, James Rodríguez e Luka Modric.

Garçom de luxo

O placar expressivo contou com apenas um gol de Cristiano Ronaldo, marcado aos 33 da etapa complementar. Mesmo assim, o camisa 7 participou de três dos outros cinco tentos do time: sofreu a falta que gerou o gol de Varane e construiu as duas jogadas concluídas por Isco. O português ainda teve a chance de balançar a rede logo aos cinco do primeiro tempo, quando o próprio Isco cruzou no segundo pau e viu o craque tocar de primeira por cima da meta. Quando enfim marcou, finalizou como quem tira um peso das costas.

AFP PHOTO / CRISTINA QUICLER

Vaias para o árbitro

A atuação do trio de arbitragem não impôs consequências ao placar do confronto, mas Jesús Gil Manzano deixou o Estádio Benito Villamarín com os ouvidos quentes. Quando a zaga do Real Madrid tentou um chutão para o ataque, a bola bateu no juiz e saiu pela lateral. O árbitro deu o arremesso para os merengues, mas aturou muitos protestos da equipe da casa e sua torcida, maioria nas arquibancadas. A confusão o obrigou a voltar atrás e permitir que o Betis recolocasse a bola em jogo. Confuso!

A noite não era do Betis

Atuando diante de sua torcida, o Betis não deve ser duramente criticado pelo futebol apresentado na derrota. O azar do time comandado por Gustavo Poyet foi imposto pela eficiência do adversário, que fez partida impecável. O Real Madrid parecia duplamente esforçado na tentativa de alcançar o Atlético de Madri no saldo de gols e, consequentemente, na liderança. Pior para os anfitriões, que pouco puderam fazer em Sevilha.

FICHA TÉCNICA
REAL BETIS 1 x 6 REAL MADRID

Local: Estádio Benito Villamarín, em Sevilha (ESP) 
Data e hora: 15/10/2016, sábado, às 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Jesús Gil Manzano (ESP)
Cartões amarelos: Pezzella, Zozulya e Petros (Betis); Isco (Real Madrid)
Gols: Cejudo, aos 9 minutos do segundo tempo (Betis); Varane, aos 3 minutos, Benzema aos 30, Marcelo aos 38, Isco aos 44 do primeiro tempo e aos 17 do segundo, e Cristiano Ronaldo aos 33 do segundo (Real Madrid)

BETIS: Adán; Piccini, Mandi, Pezzella e Durmisi; Petros, Jonas Martin (Dani Ceballos) e Brasanac (Zozulya); Álex Alegría (Cejudo), Rubén Castro e Joaquín
Técnico: Gustavo Poyet

REAL MADRID: Keylor Navas; Carvajal, Pepe, Varane e Marcelo; Kovacic (Lucas Vázquez), Kroos e Isco; Gareth Bale (Asensio), Cristiano Ronaldo e Benzema (Morata)
Técnico: Zinedine Zidane

UOL Cursos Online

Todos os cursos