Topo

Espanhol - 2019

Aniversariante do dia, Morata decide e mantém Real na liderança

cristiano ronaldo nervoso - REUTERS/Andrea Comas - REUTERS/Andrea Comas
Imagem: REUTERS/Andrea Comas

Do UOL, em São Paulo

23/10/2016 18h35

O Real Madrid esteve prestes a terminar a rodada fora da liderança do Campeonato Espanhol, mas o aniversariante do dia, Álvaro Morata, conseguiu dar um presente para a torcida merengue: decidiu a vitória do Real por 2 a 1 sobre o Athletic Bilbao, em casa, com um gol aos 37min do 2º tempo.

O jogo foi emocionante desde o começo, porque o Real Madrid teve mais posse de bola, criou chances de gol, mas o Bilbao não se limitou a defender e também foi perigoso. O 1º tempo terminou 1 a 1 com justiça.

No 2º tempo o Real tomou um susto logo no início, mas depois criou mais chances de gol e desperdiçou quase todas. Agora com 24 anos, Morata, que tinha entrado em campo no lugar de Benzema, conseguiu aproveitar cruzamento de Bale e fazer o gol decisivo.

Com isso, o Real Madrid atingiu 21 pontos e abriu vantagem para o vice-líder, Sevilla, que tem 20. Já o Bilbao ficou em sexto, com 15.

Bobeadas das defesas

benzema comemora com real - REUTERS/Andrea Comas  - REUTERS/Andrea Comas
Imagem: REUTERS/Andrea Comas

Tanto Real quanto Athletic fizeram gols em falhas dos adversários. Aos 7min, Isco aproveitou falha de Saborit para ficar com a bola na área e dar assistência para o gol de Benzema.
Aos 26min, três defensores do Real não conseguiram afastar a bola na área, então Eraso conseguiu tocar para Sabin balançar a rede.

Bobeadas dos ataques

O placar do jogo poderia ter muito mais gols, principalmente por causa das chances desperdiçadas ao longo do 2º tempo. Pelo Bilbao, Willians teve duas ótimas oportunidades frente a frente com Navas, mas perdeu. No Real, Kovacic, Benzema e Cristiano Ronaldo chegaram perto, mas também não marcaram.

Quem foi mal: Cristiano Ronaldo

O português vacilou em dois momentos que poderiam ter sido decisivos no final do primeiro tempo. Após grande jogada de Bale na esquerda, ele recebeu passe dentro da pequena área, mas o chute foi bloqueado. E pouco depois, frente a frente com o goleiro, demorou para definir se ia tocar ou chutar e acabou finalizando em cima de Iraizoz. No 2º tempo, nos acréscimos, ele voltou a perder ótima chance, após ficar sozinho e cara a cara com o goleiro.

Quem foi bem: Marcelo

A fase do brasileiro está excelente. Ele já começou bem na temporada e, quando se lesionou, o Real acumulou três jogos sem vencer no Espanhol. Bastou ele voltar para o time se reencontrar e vencer. Neste domingo, ele jogou com segurança tanto na defesa quanto no ataque. Participou do lance do primeiro gol, com cruzamento longo para Isco.

REAL MADRID 2 x 1 ATHLETIC BILBAO

Local: Estádio Santiago Bernabéu 
Data: 23/10/2016 (domingo)
Árbitro: Ignacio Iglesias Villanueva
Cartões amarelos: Etxeita (ATH), Raúl García (ATH), Carvajal (REA), Morata (REA)
Gols: Benzema, aos 7min do 1º tempo; Sabin, aos 27min do 1º tempo; Morata, aos 37min do 2º tempo

REAL MADRID
Keylor; Carvajal, Pepe, Varane, Marcelo; Kroos, Kovacic, Isco (Vázquez); Bale, Benzema (Morata) e Cristiano Ronaldo
Técnico: Zidane

ATHLETIC BILBAO
Iraizoz; Lekue, Etxeita, Laporte, Saborit; San José, Mikel Rico; Raúl García (Iturraspe), Sabin Merino (Susaeta), Eraso e Iñaki Williams.
Técnico: Ernesto Valverde