Sem Neymar, Barcelona volta a vencer após três empates seguidos no Espanhol

Do UOL, em São Paulo

Apesar de desperdiçar muitos gols, o Barcelona finalmente voltou a vencer no Campeonato Espanhol. Neste sábado (10), o time da Catalunha derrotou o Osasuna, por 3 a 0, fora de casa, pela 15ª rodada da competição.

A equipe comandada pelo técnico Luis Enrique vinha de três empates consecutivos no Espanhol (contra Málaga, Real Sociedad e Real Madrid).

Com o triunfo, o Barça, segundo colocado do torneio, chegou aos 31 pontos, três a menos do que o Real Madrid, que joga ainda neste sábado, contra o Deportivo La Coruña, no Santiago Bernabéu. O Osasuna, por sua vez, é o último colocado da competição, com apenas oito pontos.


Suárez e Messi, duas vezes, anotaram os gols que garantiram o triunfo do Barcelona.

Sem Neymar e Rakitic

Que Neymar não seria relacionado para a partida, já que estava suspenso, todos sabiam. Mas Luis Enrique surpreendeu ao deixar Rakitic no banco de reservas e escalar André Gomes entre os titulares. Rakitic estava descansado, pois não atuou contra o Borussia Mönchengladbach, no meio da semana, pela Liga dos Campeões, por estar suspenso.

REUTERS/Vincent West
Festival de gols perdidos

Com Messi, Suárez e Arda Turan no ataque, o Barcelona dominou o primeiro tempo por completo, mas desperdiçou muitas chances de gol. A primeira veio aos sete minutos, quando Suárez recebeu um ótimo passe de Messi na área, mas viu o goleiro fechar bem o gol e mandou para fora.

Aos 12 minutos, o uruguaio girou bem na área após passe de Alba e acertou a trave. Aos 25 minutos foi a vez de Messi ter uma grande oportunidade. Tentou uma cavadinha, mas Nauzet Pérez desviou para escanteio e salvou o time da casa. Aos 42 minutos, Messi aproveitou um cruzamento de Turan e pegou de primeira, mas chutou para fora.

Chances para o Osasuna

Mesmo dominado em campo, o Osasuna conseguiu aproveitar os espaços deixados pela defesa do rival e criou as suas chances também. A primeira veio ainda no primeiro tempo, quando De Las Cuevas chutou cruzado, a bola passou por Ter Stegen e Oriol não alcançou por muito pouco na segunda trave.

E logo no primeiro lance de perigo do segundo tempo, em um contra-ataque rápido da equipe da casa, León tentou encobrir Ter Stegen num chute colocado de fora da área, mas acertou o travessão.

Finalmente, o gol

De tanto tentar, o Barcelona finalmente conseguiu abrir o placar aos 13 minutos da segunda etapa. Em uma jogada coletiva, Messi passou para Alba, que serviu Suárez, no centro da área, mandar para as redes e tirar o peso das costas do Barcelona.

Alba, o garçom

O Barcelona aumentou a vantagem no placar aos 27 minutos. E muito graças a Alba. De novo. Depois de servir Suárez, ele deu mais uma assistência na partida. Dessa vez para Messi. O lateral cruzou rasteiro da esquerda para o argentino emendar de primeira para o gol.

AFP / CESAR MANSO
Messi artilheiro

Já nos acréscimos, Messi fez boa jogada na entrada da área, passou por três defensores e, já na área, chutou colocado para marcar o terceiro gol na partida, o seu 11º no Campeonato Espanhol. Ele ultrapassou o atacante Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e é, agora, o artilheiro da competição.

550ª partida de Messi pelo Barça

Messi completou neste sábado 550 jogos oficiais pelo Barcelona e se tornou o quarto jogador com mais partidas na história do clube. Ele superou o ex-zagueiro Migueli, que atuou pelo Barça nas décadas de 1970 e 1980 e disputou 549 jogos pela equipe.

O atacante argentino, porém, ainda está longe de alcançar o atleta com maior número de partidas pelo time, que é Xavi Hernández (767). Ele é seguido por Andrés Iniesta (605), que ainda joga no Barcelona, e Carles Puyol (593).

Agenda

Na próxima rodada do Campeonato Espanhol, o Osasuna visita o Deportivo La Coruña, enquanto o Barcelona recebe o Espanyol. Os dois jogos acontecem no domingo (18).

UOL Cursos Online

Todos os cursos