Topo

Espanhol - 2019

Torcida quer manter Ganso no Sevilla e crê em reviravolta contra má fase

Joan Mora - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

04/02/2017 04h00

O primeiro semestre de Paulo Henrique Ganso na Europa tem sido abaixo da expectativa. Ele completou uma sequência de três jogos sem nem ao menos ser chamado para o banco de reservas e já está há mais de um mês sem atuar.

"Brilhante, porém lento" são dois dos adjetivos mais usados por torcedores do Sevilla para descrevê-lo. Mesmo assim a torcida acredita que o brasileiro, que custou 10 milhões de euros, ainda pode se adaptar ao futebol espanhol e dar uma reviravolta ao longo do ano. Ao menos é o que pensam cinco representantes de “peñas” sevillistas, como são conhecidas as torcidas organizadas de lá.

“Todo jogador que vem do Brasil passa pelo mesmo”, disse o comerciante Joaquin Ruiz, 52 anos. “O primeiro ano passa quase em branco, adaptando-se. Já passaram por isso jogadores da qualidade de Luís Fabiano e Renato Dirnei, que demoraram a adaptar-se, mas depois tiveram um altíssimo rendimento.”

Desde agosto, Ganso participou de apenas 12 jogos e apenas três deles pelos 90 minutos. Fez um gol e deu um passe de calcanhar, o que fez uma parte da torcida suspirar por seu futebol. “O que vi de Ganso eu gostei muito, se vê que é um cara muito técnico. Mas é verdade que não terminou de se adaptar”, afirmou o audiólogo Ismael Gil, 24, diretor da federação de torcidas do Sevilla. “Espero que se adapte porque junto a Nasri, é o que tem mais qualidade técnica do elenco.”

Ganso - Aitor Alcalde Colomer/Getty Images - Aitor Alcalde Colomer/Getty Images
Imagem: Aitor Alcalde Colomer/Getty Images

Neste ano, o Sevilla briga no topo do Campeonato Espanhol e também disputa a Liga dos Campeões. A esperança dos torcedores é que a maratona de jogos permita a Ganso ter mais minutos em campo para ganhar ritmo de jogo.

“Agora é a hora de ter mais minutos. Se não tiver agora, não vai ter nunca”, disse Ismael Gil. Veja abaixo o que quatro torcedores do Sevilla têm a dizer sobre Paulo Henrique Ganso. 

Juan Ramos, 28 anos, técnico em informática, torcida sevillista de Antequara  

Juan ramos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

É um jogador com muita qualidade, mas com um futebol ainda um pouco lento para o que a liga espanhola precisa. Não chega ao ritmo que se joga aqui. A torcida do Sevilla somos bastante exigentes também, mas somos exigentes sobretudo com o esforço. Podemos entender que um jogador não saiba fazer as coisas, mas tem que se esforçar pra fazê-las.

Há um zum-zum no estádio quando ele perde muitas bolas quando o pressionam. Há esse zum-zum de que ele está lento. Sabemos que não o vimos muito e não se pode criticar um jogador que não vimos muito. Mas se ele volta a jogar outras 12 partidas e não melhorar, se continuar sendo lento, aí vai ficar mais complicado. 

Joaquín Ruiz, comerciante, 52 anos, torcida sevillista Parque Amato

Joaquin Ruiz - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Todo jogador que vem do Brasil passa pelo mesmo. O primeiro ano passa quase em branco, adaptando-se. Já passaram por isso jogadores da qualidade de Luís Fabiano e Renato Dirnei, jogadores que demoraram a adaptar-se, mas depois tiveram um altíssimo rendimento.

É verdade que Ganso custou uma quantidade importante de dinheiro, 10 milhões de euros, mas eu acho que era um investimento de futuro e sabendo que neste ano aconteceria isso e o jogador demoraria a se adaptar. Acho que ele deve ficar no Sevilla e adaptar-se à cidade, a seus companheiros, ao jogo que quer [Jorge] Sampaoli.

É um jogador que me encanta, jogadores com esse talento há pouquíssimos. Ganso deve ficar no Sevilla e a acho que a direção não contempla outra possibilidade que não seja manter Ganso no Sevilla.

Ismael Gil, audiólogo, 24 anos, diretor da federação de torcidas do Sevilla

Ismael Gil - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

O que vi de Ganso eu gostei muito, mostrou detalhes de muita qualidade, se vê que é um cara muito técnico, tem muita técnica. Mas é verdade que não terminou de se adaptar. Espero que se adapte porque junto a Nasri, é o que tem mais qualidade técnica do elenco.

Creio que não tem a velocidade nem o físico que deve ter. Joga mais lento porque não está acostumado. É diferente o futebol. Mas também é porque não lhe dão muitos jogos porque também tem um grande concorrente que é o Samir Nasri. Mas acho que Ganso pode render muito ao Sevilla.

Nasri, nem quase nenhum jogador, é capaz de aguentar todos os jogos, quarta e domingo, quarta e domingo. Acho que agora é hora de Ganso. Eu não o emprestaria. Vendê-lo agora não entra na minha cabeça. Mas emprestá-lo tem que estudar a opção. Se o emprestarem é para que ano que vem seja titular indiscutível. Se não, agora é a hora de ter mais minutos. Se não tiver agora, não vai ter nunca.  

Joan Mora, 37 anos, químico, torcida “1000 km del Nervión”

Ganso é o típico jogador que demora para entrar no ritmo da Liga. Sobra classe, mas tem que se adaptar. Se o Sevilla tiver paciência será um jogador importante. O problema é que neste ano o time tem um elenco muito grande com bons jogadores para mesma posição dele, como Nasri e Joveetic.

Não acho que devem vendê-lo porque é um jogador de muito futuro. O ideal seria que fosse emprestado a outro time, com um estilo de jogo vistoso, onde pudesse ter minutos para ganhar experiência no futebol europeu. Renato, Daniel Alves e Adriano [que jogaram no Sevilla] também se destacaram mais em sua segunda temporada do que na primeira.

A experiência nos diz que os brasileiros demoram um tempo para adaptar-se à Liga. Principalmente aqueles mais técnicos. Também diziam que a Luis Fabiano faltava garrava. Essa personalidade mais calma dos brasileiros não ajuda às vezes.