Barcelona sofre e ouve vaias, mas vence Leganés com dois gols de Messi

Do UOL, em São Paulo (SP)

Difícil dizer se será futebol suficiente para se salvar na Liga dos Campeões, mas ao menos no Campeonato Espanhol o Barcelona respirou neste domingo, ao vencer o Leganés por 2 a 1 no Camp Nou com dois gols de Messi, sendo um de pênalti. Unai López marcou para os visitantes.

O resultado devolve a vice-liderança ao time catalão, que tem dois pontos a mais que o Sevilla e um a menos que o primeiro colocado Real Madrid. Os merengues, no entanto, têm dois jogos a menos e ainda podem ampliar a vantagem. O Leganés beira a zona de rebaixamento na 17ª posição.

Na Catalunha, a esperança é de que uma sequência de vitórias possa levar o Barça a uma virada na Liga dos Campeões. Na partida de ida das oitavas de final, a equipe de Luis Enrique perdeu por 4 a 0 para o Paris Saint-Germain na França. A volta ocorrerá na Espanha no dia 8 de março.

MSN ou NSM?

O trio costuma ser chamado de MSN, mas a jogada do gol funcionou no sentido contrário. Aos três minutos, Neymar acionou Suárez pela esquerda em velocidade, que logo cruzou para Messi. O argentino só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede.

Tanto bate, até que...

Ter Stegen até tentou tornar mais fácil a vitória do Barça. Aos 16 do primeiro tempo, impediu duas finalizações de El Zhar: o primeiro foi mais fácil de se defender, mas o segundo, no rebote, exigiu que o goleiro voasse para espalmar. O meia franco-marroquino voltou a incomodar aos 45, dessa vez com chute desviado em Umtiti que quase enganou o alemão - quase, já que Ter Stegen voltou a salvar, assim como o fez aos 10 do segundo tempo na conclusão de Guerrero.

Aos 25 da etapa complementar, no entanto, Sergi Roberto bobeou e deu a bola de presente para Miguel Guerrero. Ela foi trabalhada até chegar a Unai López, que chutou da entrada da área para empatar. Ter Stegen ainda encostou na bola, mas não conseguiu evitar o gol da igualdade.

Inocência

Mantovani foi inocente aos 43 minutos do segundo tempo, quando não soube lidar com drible de Neymar e fez pênalti sobre o brasileiro. Messi converteu a cobrança com categoria, mas não comemorou, demonstrando a frieza de quem não ficou satisfeito com o desempenho no jogo.

E o respeito?

Albert Gea/Reuters

Nitidamente incomodado com a derrota por 4 a 0 sofrida para o PSG na Liga dos Campeões, o Barcelona se impôs no Camp Nou neste domingo. O time parecia determinado a provar seu valor desde o apito inicial. Entretanto, a vontade de se mostrar por vezes se confundiu com ansiedade e nervosismo.

Um 9 completo

Com o cruzamento para o gol de Messi, Suárez igualou Toni Kroos como líder de assistências do Campeonato Espanhol: foram 8 passes para gol. Vale destacar que o uruguaio já é o artilheiro da competição com 18 marcados.

Costurando com Neymar

Albert Gea/Reuters

O brasileiro carregou a bola pelo meio e fez fila na defesa do Leganés aos oito minutos do primeiro tempo. Ainda ergueu a bola na tentativa de servir Suárez, mas a zaga fez o corte no momento exato para evitar que o uruguaio saísse na cara de Herrerín.

Sem folga

Albert Gea/Reuters

É bem verdade que Iniesta, Alba e Piqué foram poupados pelo técnico Luis Enrique, mas o brasileiro Rafinha foi para o jogo mesmo com uma máscara para proteger o nariz fraturado.

FICHA TÉCNICA
BARCELONA 2 X 1 LEGANÉS

Data e hora: 19 de fevereiro de 2017, domingo, às 16h45 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Ignacio Iglesias Villanueva
Cartões amarelos: Suárez (Barcelona); Mantovani, Siovas, Alberto Martín (Leganés)
Gols: Messi, aos três minutos do primeiro tempo, e aos 44 do segundo (Barcelona); Unai López, aos 25 do segundo (Leganés)

BARCELONA: Ter Stegen; Sergi Roberto, Umtiti, Mathieu e Digne (Alba); Ratikic, André Gomes (Iniesta) e Rafinha; Messi, Suárez e Neymar
Técnico: Luis Enrique

LEGANÉS: Herrerín; Tito, Mantovani, Siovas (Pablo Insúa) e Diego Rico; Alberto Martín, Erik Morán (Unai López), El Zhar, Gabriel Pires e Szymanowski (Machís); Miguel Guerrero
Técnico: Asier Garitano

UOL Cursos Online

Todos os cursos