Elenco do Barça já aprovou que auxiliar substitua Luis Enrique, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

  • Albert Gea/Reuters

    Juan Carlos Unzué, auxiliar do Barcelona, é cotado como substituto de Luis Enrique

    Juan Carlos Unzué, auxiliar do Barcelona, é cotado como substituto de Luis Enrique

A corrida para substituir Luis Enrique no comando do Barcelona pode terminar com um vencedor "caseiro". Segundo o jornal Sport, o elenco catalão foi consultado e aprovou a efetivação de Juan Carlos Unzué, hoje auxiliar do treinador principal.

O espanhol de 49 anos é um dos vários nomes cotados para o cargo, como Jorge Sampaoli. Mauricio Pocchetino e outros. A relação com o elenco e com o trabalho de Luis Enrique, porém, contaria a favor do ex-goleiro, que está no Barcelona desde os tempos de Pep Guardiola, quando trabalhou como preparador de Victor Valdés.

Segundo o Sport, os jogadores se mostraram abertos à possibilidade de que Unzué assuma o cargo de Luis Enrique, que sairá para um ano sabático após sua terceira temporada comandando o Barça. Publicamente, jogadores importantes do elenco já elogiaram o auxiliar.

"É uma pessoa capacitada, que está há anos no clube", disse Pique. "Conhece tudo e sabe como funciona. É um treinador preparado, capacitado", disse Iniesta, segundo o Sport.

Efetivar Unzué seria uma opção parecida com a que o clube tentou para repor Guardiola, quando efetivou Tito Vilanova, então assistente-técnico de Pep. Naquela oportunidade, a ideia não deu certo. Vilanova não fez uma boa primeira temporada e se afastou do cargo para tratar de um câncer na glândula parótida em 2013. Ele morreria um ano depois em decorrência da doença.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos