Topo

Espanhol - 2019

Diego Alves pega mais um pênalti de CR7, mas Real vence com gol de Marcelo

Do UOL, em São Paulo

29/04/2017 13h05Atualizada em 29/04/2017 17h38

O goleiro brasileiro Diego Alves bem que tentou ajudar o Valencia a bater o Real Madrid neste sábado (29), no estádio Santiago Bernabéu. Ele chegou a defender um pênalti cobrado por Cristiano Ronaldo, mas não conseguiu evitar a vitória do rival, por 2 a 1, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol.

Com o triunfo, o Real voltou a liderar a competição momentaneamente, mas caiu para a segunda posição novamente depois da vitória do Barcelona sobre o Espanyol, por 3 a 0. Os dois times têm 81 pontos, mas a equipe da Catalunha possui vantagem nos critérios de desempate. O clube de Madri, contudo, tem uma partida a menos (ainda enfrentará o Celta). O Valencia, por sua vez, é apenas o 12º colocado, com 40 pontos.

Cristiano Ronaldo marcou o primeiro gol da equipe da casa com um gol de cabeça, na primeira etapa. Por outro lado, viu Diego Alves defender um pênalti seu pela terceira vez (em quatro cobranças, ele só fez um gol no brasileiro da marca da cal). O lateral esquerdo Marcelo, já no fim da partida, garantiu o triunfo. Parejo, de falta, marcou para os visitantes.

Marcelo comemora o gol da vitória do Real sobre o Valencia - Pierre-Philippe Marcou/AFP Photo - Pierre-Philippe Marcou/AFP Photo
Marcelo comemora o gol da vitória do Real sobre o Valencia
Imagem: Pierre-Philippe Marcou/AFP Photo

James e o time A

Zidane reservou apenas uma surpresa no time titular. Sem Gareth Bale, que está com uma lesão no músculo da panturrilha, o técnico promoveu a entrada do colombiano James Rodríguez. Isco, por sua vez, ficou no banco de reservas. É bem possível que o meia espanhol seja titular na terça-feira (2), contra o Atlético de Madri, pelo jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões.

Pedra no caminho

O Real Madrid foi a campo com apenas três derrotas no Campeonato Espanhol. E uma delas aconteceu justamente contra o Valencia. Em fevereiro, em jogo atrasado do primeiro turno, o time treinado pelo técnico Voro venceu por 2 a 1, com gols de Zaza e Orellana, no estádio Mestalla. Cristiano Ronaldo descontou.

Trave e resposta com gol

Com menos de um minuto de jogo, o Valencia já tinha carimbado a trave e feito Navas trabalhar com uma boa defesa em dois chutes de Mina. O Real, porém, logo tomou o controle do jogo e conseguiu abrir o placar aos 27 minutos do primeiro tempo. Cristiano Ronaldo aproveitou um cruzamento da direita, de Carvajal, se antecipou à marcação e cabeceou para as redes.

Cristiano Ronaldo abre o placar para o Real com uma cabeçada - SUSANA VERA/REUTERS - SUSANA VERA/REUTERS
Cristiano Ronaldo abre o placar para o Real com uma cabeçada
Imagem: SUSANA VERA/REUTERS

A muralha

Logo após Benzema acertar a trave, o Real teve outra grande chance para aumentar o placar quando Modric sofreu pênalti de Parejo, aos dez minutos do segundo tempo. Cristiano Ronaldo cobrou, mas parou em Diego Alves. Esta foi a sua 25ª defesa em 52 cobranças de pênalti desde que chegou à Espanha, em 2007. Foram 22 em 48 cobranças no Campeonato Espanhol.

Recorde

Diego Alves defendeu um pênalti na atual temporada do Campeonato Espanhol pela sexta vez. Ninguém conseguiu tantas defesas assim em uma única temporada. Pepe Reina (em 2003/04) e Manzanedo (em 1986/87) estão logo em seguida na lista, com cinco pênaltis parados por cada um.

O goleiro Diego Alves durante jogo contra o Real Madrid - Divulgação/Valencia FC - Divulgação/Valencia FC
O goleiro Diego Alves durante jogo contra o Real Madrid
Imagem: Divulgação/Valencia FC

O empate

O Valencia conseguiu igualar o marcador aos 37 minutos da segunda etapa. Parejo cobrou uma falta da entrada da área com perfeição e colocou no ângulo de Navas. O goleiro chegou a tocar na bola, mas não o suficiente para evitar o gol.

Marcelo!

Ciente da necessidade da vitória, o Real Madrid foi com tudo para cima e conseguiu o gol da vitória aos 41 minutos, com Marcelo, que chutou forte e colocado de perna direita (ele é canhoto, diga-se), da entrada da área, e não deu chances para Diego Alves.

Agenda

Na próxima rodada do Campeonato Espanhol, o Real Madrid visita o Granada, no sábado (6), enquanto o Valencia recebe o Osasuna, no domingo (7). Tanto Granada como Osasuna já estão rebaixados para a segunda divisão.