Topo

Espanhol - 2019

Barça goleia Villarreal, e trio Neymar/Messi/Suárez ultrapassa 100 gols

Do UOL, em São Paulo

06/05/2017 15h23

O atual campeão segue vivo na disputa do título espanhol. Neste sábado (06), pela 36º rodada, o Barcelona fez o dever de casa no Camp Nou e venceu o Villarreal por 4 a 1. Neymar, Messi (2) e Suárez marcaram os gols, fazendo o trio chegar aos 103 gols na temporada. Bakambu deixou o dele para os visitantes.

A goleada leva o Barcelona aos 84 pontos e mantém suas chances de conquistar o tricampeonato espanhol (seria o 25º da história). A vantagem para o vice-líder Real Madrid é de três pontos, mas o rival tem dois jogos a menos — um deles a ser disputado ainda neste sábado, contra o Getafe. O Villarreal, longe da ponta, praticamente se despede da luta por vaga na próxima Liga dos Campeões: tem 63 pontos, seis a menos que o quarto colocado Sevilla.

Neymar dança e dá trabalho

Neymar inaugurou o marcador aos 21 minutos, recebendo de Messi no limite da linha de impedimento e tocando na saída do goleiro (veja acima). A comemoração teve direito a dancinha do camisa 11, que tem o Submarino Amarelo como sua vítima predileta: já marcou sete gols em sete jogos contra o adversário. No segundo tempo, mais acionado pela esquerda, Neymar deu bastante trabalho ao lateral Mario Gaspar, que tomou até chapéu e não conseguiu ganhar uma. Uma sequência de dribles na intermediária, o brasileiro deixou quatro adversários para trás e levantou o Camp Nou.

Individualismo dos craques resolve

O estilo habitual do Barcelona, valorizando a posse de bola, encontrou forte marcação em linhas e sentiu dificuldades. Os gols só saíram quando os espaços apareceram na defesa do Villarreal. Uma sobra de bola no meio-campo deixou Suárez livre para puxar contragolpe e dar início ao gol de Neymar. A partir daí o time da casa ficou mais suscetível, permitindo mais ataques do adversário.

Bakambu empatou e reequilibrou jogo, mas o gênio de Messi saiu da lâmpada: ele levou para a canhota, abriu um buraco na parede amarela e desempatou (veja acima). Foi este o 100º gol do trio de craques na atual temporada, mas o número logo mudou.

O segundo tempo foi ficando cada vez melhor para o Barcelona, que seguiu tendo em seu trio a válvula de escape para manter a partida sob seu controle. Suárez deixou sua marca após balançar na frente da marcação e chutar forte, praticamente resolvendo a parada (veja abaixo).

Messi completou a goleada de pênalti (veja abaixo), fazendo o seu 51º gol na temporada mas o destaque da jogada foi um lindo chapéu de Neymar na linha de fundo. Marcado por Mario Gaspar e pelo final do campo, o brasileiro limpou a jogada com um único toque e cruzou para Suárez, que chutou no braço de Jaume Costa.

Defesa do Barça não passa confiança

Se ofensivamente o trio de craques faz as engrenagens rodarem, lá atrás a situação anda feia para o Barcelona. Digne perdeu bola perigosa logo no início, e a dupla Umtiti e Piqué não passou a menor confiança ao torcedor neste sábado. O gol de empate do Villarreal sai nas costas do espanhol, que deixa Bakambu livre e perde na corrida (confira acima). Depois, uma bola alçada na área só não morreu na rede porque Soldado errou o cabeceio; ele subiu livre. Uma saída errada de Ter Stegen no segundo tempo também fez o torcedor sofrer, mas Piqué se recuperou e salvou o lance.