Topo

Espanhol - 2019

Neymar vive crise de finalizações e erra mais que o dobro de Messi e Suárez

Reuters / Albert Gea
Imagem: Reuters / Albert Gea

João Henrique Marques

Do UOL, em Barcelona

06/05/2017 04h00

Não é só pelo fato de jogar aberto pela esquerda do ataque. Ou de ter funções prioritárias em dribles e criação de jogadas. Neymar tem o pior rendimento em gols no Campeonato Espanhol desde que chegou ao Barcelona por conta do excesso de desperdícios em finalizações. O brasileiro erra mais que o dobro de Lionel Messi e Luis Suárez. Neste sábado, o brasileiro busca melhorar a marca diante do Villarreal, no Camp Nou.

Neymar deu 74 chutes ao gol no total na competição e marcou nove gols. A média é de um gol a cada 8,22 chutes. Messi, artilheiro do Espanhol com 33 gols tem 117 finalizações. A média é de um gol a cada 3,54 chutes. Suárez ainda tem aproveitamento um pouco melhor, com 26 gols, em 90 chutes. Média de um gol a cada 3,46 tentativas. Os números são os oficiais fornecidos pela Liga Espanhola.

No Campeonato Espanhol, Neymar é o segundo jogador com mais chutes na trave. São cinco no total. Uma a menos que o líder no quesito, o companheiro de time Luis Suárez.

A má pontaria de Neymar deixou o brasileiro com a pior performance em gols no Campeonato Espanhol nas quatro edições disputadas. Na primeira delas, o camisa 11 fez os mesmos 9 gols, mas em 26 jogos disputados. Na atual, ele já participou de 27 jogos. Outro fator considerável é o fato de que no primeiro ano, Neymar fez 19 partidas como titular. Nesta, entrou em campo desde o início nos 27 jogos.

O melhor rendimento de Neymar no Campeonato Espanhol foi na temporada passada. Fez 24 gols, em 34 jogos disputados. Já na edição de 2014/2015, o brasileiro marcou 22 gols, em 33 jogos.

"Se você olhar para jogos importantes do Barcelona no campeonato existem erros incríveis de finalização do Neymar. A temporada dele é boa no geral. Mais participativo e criativo. Mas há um problema sério para se corrigir nos chutes", destacou o jornalista Bruno Alemany, da rádio Cadena Ser de Barcelona.

Nesta temporada, Neymar tem se destacado como "garçom" no time. No Campeonato Espanhol, o brasileiro deu 10 assistências. Uma a menos que o volante Toni Kroos, do Real Madrid, e duas do líder no quesito, Luis Suárez.

Já a estatística de amplo domínio de Neymar na competição é a de dribles. São 310 realizados até o momento. O segundo lugar é do argentino Lionel Messi, com 248.