Topo

Espanhol - 2019

Sem torcida no Camp Nou, Barça derrota o Las Palmas com 2 gols de Messi

Do UOL, em São Paulo

01/10/2017 13h03

Sem a presença de torcedores no Camp Nou, o Barcelona derrotou o Las Palmas neste domingo (1º), por 3 a 0, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Espanhol. Busquets e Messi, duas vezes, anotaram os gols da vitória do Barça, a sétima em sete jogos na competição.

O dia foi tenso na Catalunha por causa do referendo sobre a sua independência. Segundo autoridades locais, foram registrados mais de 300 feridos em embates com a polícia, que chegou a usar balas de borracha contra alguns manifestantes.

Preocupado, o Barcelona pediu o adiamento do jogo, o que foi recusado pela LFP (Liga de Futebol Profissional da Espanha). Desse modo, a diretoria do clube decidiu entrar em campo com os portões fechados. Segundo o jornal "Marca", alguns jogadores, como o zagueiro Piqué, eram contra a realização da partida. A maioria, porém, se mostrou a favor.

Camp Nou vazio para o jogo contra o Las Palmas - AFP PHOTO / JOSE JORDAN - AFP PHOTO / JOSE JORDAN
Camp Nou vazio para o jogo contra o Las Palmas
Imagem: AFP PHOTO / JOSE JORDAN

Com a vitória deste domingo, o Barcelona chega a 21 pontos, cinco a mais em relação ao segundo colocado, o Sevilla, e dez a mais que o Real Madrid, que ainda joga neste domingo. Já o Las Palmas é o 17º colocado, com apenas seis pontos.

Temor pelo W.O.

De acordo com o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, o time poderia perder seis pontos se não entrasse em campo neste domingo. “Tentamos adiar a partida durante o dia todo, mas não conseguimos. Diante da negativa da liga de passar o jogo para outro dia e a sanção de seis pontos para o time, falamos com dirigentes, executivos, corpo técnico e jogadores e decidimos jogar com portões fechados para que o mundo veja o que está acontecendo na Catalunha”, disse Bartomeu.

Torcedores do Barcelona do lado de fora do Camp Nou - Manu Fernandez/AP Photo - Manu Fernandez/AP Photo
Torcedores do Barcelona do lado de fora do Camp Nou
Imagem: Manu Fernandez/AP Photo

Camisas

O Barcelona entrou em campo com uma camisa com as cores da bandeira da Catalunha (amarela e listras em vermelho). Porém, jogou a partida com a sua camisa tradicional (azul e grená). O Las Palmas, por sua vez, bordou em sua camisa, logo abaixo da marca do fornecedor de materiais esportivos, uma bandeira da Espanha ao lado da data deste domingo.

Barça pouco inspirado

O Barcelona não fez um bom primeiro tempo. Errou passes e ofereceu pouco perigo ao gol do goleiro Chichizola. O Las Palmas, então, aproveitou um Barça um tanto quanto desanimado e teve uma grande chance para abrir o placar aos 43 minutos, quando Calleri (ex-São Paulo) aproveitou um cruzamento e emendou de primeira para acertar a trave do goleiro Ter Stegen.

Paulinho (dir.), do Barça, disputa bola com Aquilani, do Las Palmas - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Paulinho (dir.), do Barça, disputa bola com Aquilani, do Las Palmas
Imagem: Albert Gea/Reuters

Nada como um intervalo

No intervalo da partida, o técnico Ernesto Valverde fez duas alterações: sacou Vidal e Paulinho e colocou Iniesta e Rakitic. Logo aos três minutos do segundo tempo, o Barcelona finalmente conseguiu abrir o placar. Após cobrança de escanteio, Busquets se adiantou à saída precipitada de Chichizola e cabeceou para as redes.

Messi sendo Messi

Depois de fazer o primeiro gol, a porteira se abriu e Messi não perdoou. Ele aumentou a vantagem aos 25 minutos, quando recebeu um passe e deixou Chichizola no chão para empurrar a bola para as redes. Aos 31 minutos, o argentino recebeu assistência de Suárez e chutou na saída do goleiro para marcar o terceiro gol do duelo.

Messi comemora gol para o Barcelona contra o Las Palmas - Manu Fernandez/AP Photo - Manu Fernandez/AP Photo
Messi comemora gol para o Barcelona contra o Las Palmas
Imagem: Manu Fernandez/AP Photo

Invasão

Aos 26 minutos do segundo tempo, o árbitro teve que paralisar a partida. Um torcedor conseguiu furar o bloqueio policial e invadiu o gramado do Camp Nou. Ele foi retirado rapidamente pelos seguranças.

Torcedor invade o campo do Camp Nou - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Torcedor invade o campo do Camp Nou
Imagem: Albert Gea/Reuters

Piqué votou cedo

Bem ativo na defesa do referendo pela independência da Catalunha, Piqué votou logo cedo. “Juntos somos inseparáveis defendendo a democracia”, escreveu o zagueiro no Instagram. O jogador tem criado muita polêmica na Espanha, já que é habitualmente convocado para a seleção do país. No Camp Nou, o Barcelona exibiu a palavra "democracia" no placar eletrônico. Após a partida, Piqué disse que jogar dessa forma (sem torcida e depois de tudo o que aconteceu) foi a sua pior experiência como profissional. "Foi um dia duro", afirmou.

Agenda

Na próxima rodada do Campeonato Espanhol, o Barcelona visita o Atlético de Madri, enquanto o Las Palmas recebe o Celta. A oitava rodada acontece apenas no outro fim de semana, já que o próximo está reservado para as seleções.