Suárez e Paulinho marcam, Barcelona vence e mantém folga na ponta

Do UOL, em São Paulo

Com dois gols de Luis Suárez, que não marcava há cinco jogos, e um de Paulinho, o Barcelona bateu o Leganés por 3 a 0 neste sábado, fora de casa, e segue com tranquilidade a sua caminhada rumo ao título espanhol.

Invicto após 12 rodadas, o time catalão chega agora a 34 pontos, sete de vantagem para o segundo colocado Valencia, que encara o Espanyol neste domingo. Já o Leganés, que vendeu caro a derrota para o líder apesar do placar elástico, está em nono, com 17.

O resultado dá tranquilidade ao Barcelona antes de uma semana decisiva. Nesta quarta-feira, a equipe do técnico Ernesto Valverde defende a liderança do Grupo D da Champions League contra a Juventus em Turim. Já domingo é dia de confronto direto contra o Valencia, no Mestalla, pelo Espanhol. Já o Leganes visita o Celta na sexta. 

Brasileiros em campo

Um dos destaques da boa campanha do Leganés na temporada, o meia Gabriel foi novamente titular e chegou a assustar em chutes de fora da área. Do outro lado, o volante Paulinho começou na reserva, entrou na vaga de Iniesta aos 13min do segundo tempo e deixou o dele no fim do jogo.

A bola pune 

Muito organizado em campo, o Leganés não deu espaços ao Barcelona na primeira etapa (prova disso é que Messi nada criou de perigo) e ainda chegou a ameaçar a meta de Ter Stegen.

Um lance isolado, porém, fez os visitantes irem ao vestiário em vantagem. Alcácer cruzou, o goleiro Cuéllar falhou feio e a bola sobrou para Suárez, livre, só empurrar para o gol vazio aos 27 minutos e encerrar seu jejum particular.

Luisito e Paulinho resolvem  

O segundo tempo continuou perigoso para o Barcelona, que foi salvo por ao menos duas grandes defesas de Ter Stegen. Mas o Barcelona voltou a ser letal - e em jogada que envolveu os mesmos personagens do primeiro gol. Alcácer recebeu de Messi e bateu para boa defesa de Cuéllar. No rebote, porém, Suárez não perdoou aos 13min.

O jogo ficou mais aberto depois do segundo gol. Messi começou a aparecer, Paulinho tentou infiltrações, e os dois times criaram chances de perigo. Aos 44min, brilhou a estrela de Paulinho, que completou boa jogada de Messi e definiu o 3 a 0, placar injusto pela dificuldade que os donos da casa impuseram ao líder do Espanhol.

FICHA TÉCNICA

LEGANÉS 0 X 3 BARCELONA

Local: Estádio Municipal de Butarque, em Leganés (Espanha)
Horário: 13h15 (de Brasília)
Árbitro: Undiano Mallenco
Cartões amarelos: Siovas (Leganés). Piqué e Luis Suárez (Barcelona)
Cartões vermelhos: Não houve

Gols: Suárez, aos 27 minutos do primeiro tempo e aos 14 do segundo tempo. Paulinho, aos 44 do segundo tempo.

LEGANÉS: Cuéllar; Zaldua, Siovas (Raúl García), Ezequiel e Diego Rico; Eraso (Beauvue), Gabriel e Rubén Pérez; El Zhar, Szymanowski (Gumbau) e Amrabat. Técnico: Asier Garitano.

BARCELONA: Ter Stegen, Semedo (Vidal), Piqué, Umtiti e Jordi Alba; Busquets, Rakitic e Iniesta (Paulinho); Messi, Paco Alcácer (Denis Suárez) e Luis Suárez. Técnico: Ernesto Valverde.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos