À espera de Coutinho, Barcelona vence com gols de Paulinho e estrelas

Do UOL, em São Paulo

O Barcelona não deu chance à aproximação do Atlético de Madrid e venceu a quarta partida consecutiva na retomada do Campeonato Espanhol neste domingo, em Camp Nou. Ainda sem contar com o recém-contratado Philippe Coutinho, o time dirigido por Ernesto Valverde venceu o Levante por 3 a 0 com gols marcados pelas principais estrelas do time, Lionel Messi e Luis Suárez, além do brasileiro Paulinho. Em dia de importantes marcas alcançadas por jogadores referentes do Barça, a pontuação chegou a 48, contra 39 dos madrilenhos.

Em 18 partidas do Campeonato Espanhol, o Barça soma 15 vitórias e três empates, na liderança disparada. O Levante, enquanto isso, enfrenta dificuldades e é apenas o 16º colocado, três pontos acima da zona de rebaixamento. O próximo desafio dos clubes será no fim de semana. Antes disso eles atuam pela Copa do Rei na quinta-feira: o Barça recebe o Celta de Vigo e o Levante enfrenta o Espanyol pela volta das oitavas de final.

Cadê o Coutinho?

Reprodução
Reforço de R$ 620 milhões deve ser apresentado em Camp Nou só na segunda

Ao contrário do esperado por muitos torcedores e simpatizantes, o mais novo reforço do Barça não compareceu a Camp Nou neste domingo. Ainda sem poder entrar em campo pelo clube, Philippe Coutinho assistiu à partida contra o Levante do quarto de hotel onde está hospedado em Barcelona. O temor do clube era que a contratação desviasse o foco de uma partida importante do Campeonato Espanhol, então a primeira aparição do brasileiro será mesmo na segunda-feira, com exames médicos, assinatura de contrato e entrevista coletiva. A transferência custou R$ 620 milhões ao clube espanhol.

E não demorou...

Ameaçado no Campeonato Espanhol, o Levante entrou em campo para postergar ao máximo a pressão do Barcelona. Não deu certo. Paulinho teve ótima chance aos sete minutos e Messi abriu o placar logo aos 11, quando recebeu passe preciso de Jordi Alba e finalizou de primeira, na entrada da área. Olazábal ainda fez boa defesa em chute de Suárez e o placar não demorou a ser ampliado. Aos 36 minutos, Sergi Roberto fez cruzamento pela direita no meio da área e Suárez chegou chutando. Sem muito esforço, 2 a 0 no primeiro tempo.

Marca tripla

Albert Gea/Reuters
Suárez agora é o sétimo principal artilheiro da história do Barcelona

Três jogadores alcançaram números especiais pelo Barcelona neste domingo: Messi atingiu 16 gols e se isolou na artilharia do Campeonato Espanhol em 18 partidas, Suárez alcançou 132 gols com a camisa do clube e passou Eto'o como sétimo maior artilheiro da história blaugrana (quarto maior em jogos oficiais, ultrapassando o brasileiro Rivaldo) e o capitão Iniesta chegou a 650 jogos pelo Barcelona. Só lendas.

Cadê o futebol?

Josep Lago/AFP
Paulinho teve atuação discreta, mas aproveitou última chance da partida

O Barcelona do segundo tempo não mostrou muito esforço, assim como na primeira etapa. O problema é que também faltou futebol e o Levante entrou no jogo. A primeira boa oportunidade apareceu aos 19 minutos, quando Moore recebeu lançamento em velocidade e bateu para ótima defesa de Ter Stegen, que se tornou destaque do time da casa. Com Semedo no lugar de Dembelé e André Gomes na vaga de Iniesta, o Barça tentou retomar o protagonismo em campo, mas só teve uma chance de gol com Suárez que parou na boa atuação de Olazábal.

Brasileiro fecha conta

No segundo minuto de acréscimos em Camp Nou, Paulinho deu números finais ao placar. Depois de uma bela jogada de Messi da entrada ao centro da área, o passe chegou para o brasileiro só concluir da pequena área e fechar o placar mesmo com a má atuação dos donos da casa no segundo tempo.

E dá boas-vindas a Coutinho

Depois de fechar o placar para o Barcelona, Paulinho falou sobre a contratação de Coutinho. "É um grande jogador, tenho certeza que vai ajudar muito o Barcelona a alcançar os objetivos. Esperamos por ele o mais rápido possível", disse o autor do terceiro gol.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos