Topo

Espanhol - 2019

C. Ronaldo faz 3 gols e comanda goleada do Real no Espanhol: 5 a 2

CR7 marca três na goleada do Real Madrid diante do Real Sociedad -  AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS
CR7 marca três na goleada do Real Madrid diante do Real Sociedad Imagem: AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

Do UOL, em São Paulo

10/02/2018 19h32

Cristiano Ronaldo precisou de menos de um minuto, neste sábado (10), para lembrar porque é considerado o melhor jogador do mundo. Com apenas 49 segundos de bola correndo, ele fez grande jogada, fintou a marcação e cruzou na área para Lucas Vásquez abrir o placar na goleada de 5 a 2 do Real Madrid contra a Real Sociedad pela 23ª rodada do Espanhol, no Santiago Bernabéu.

O atacante português, depois de participar do primeiro, ainda marcou três vezes e conduziu um resultado importante para a equipe merengue se recuperar no campeonato. Com 42 pontos na tabela, o time madrilenho subiu provisoriamente para a terceira posição, mas distante do líder e principal rival, Barcelona, que soma 58 e ainda joga neste domingo (11) contra o Getafe.

A vitória, apesar de não diminuir tanto a diferença na classificação, dá tranquilidade para as sequências do Real Madrid e Cristiano Ronaldo na temporada. O time tem um dos jogos mais importantes do ano na próxima quarta-feira (14), em casa, contra o Paris Saint-Germain pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.

No Espanhol, o próximo compromisso do time merengue é contra o Bétis, fora, no domingo (18). No mesmo dia, a Real Sociedad recebe o Levante.

Atuação rebate críticas

O desempenho do português não só foi importante para o time, como também para que o jogador afastasse suposições sobre suas últimas partidas. C. Ronaldo tem sido alvo de críticas dizendo que ele está evitando jogar com todo o potencial para se poupar para a Copa do Mundo, na Rússia, no meio do ano.

Os argumentos, porém, não se sustentaram diante dos números do atacante neste sábado. Fez três gols pela primeira vez em uma partida na atual temporada, concedeu uma assistência logo no início do jogo e ainda acertou uma bola na trave.

Benzema na seca

Apesar da goleada, Benzema manteve a má fase. Com apenas dois gols no Espanhol, ele não conseguiu marcar mais uma vez. Na primeira etapa, aproveitou um rebote, após Marcelo fazer grande jogada e invadir a grande área, mas mandou a bola na trave.

Poucos minutos depois, sozinho na área, recebeu a bola de Cristiano Ronaldo e chutou em cima do goleiro adversário, que desviou para escanteio. No último lance da partida, o atacante ainda perdeu uma chance clara, talvez uma das mais fáceis dos 90 minutos, e foi vaiado pela torcida.

A seca continua. A última vez que o atacante marcou na competição foi no ano passado, na vitória por 3 a 2 contra o Málaga, no final de novembro.

Pintura de Kross

Toni Kross garantiu, no primeiro tempo, o único ingrediente que faltava para a receita de uma goleada. O Real Madrid já era superior em campo —marcou com menos de um minuto, tinha mais posse de bola e criou mais chances— quando somou mais um com o golaço do jogador alemão.

Da entrada da área, Kross chutou com categoria e mandou a bola no ângulo, sem a mínima chance de defesa para o goleiro Rulli.

Gols de honra da Sociedad

A Real Sociedad aproveitou que os anfitriões tentavam esfriar o jogo no segundo tempo para não ficar no zero. Voltou a esquentar a partida nos últimos minutos e deixou dois gols para diminuir a diferença. Um deles foi marcado pelo volante Illarramendi, que teve uma breve passagem pelo plantel do Real Madrid em 2013.

Mesmo assim, não deu. Precisavam de mais.

Ausência de Willian José

Uma das principais peças do elenco da Real Sociedad, Willian José não participou do jogo deste sábado devido a uma lesão no joelho. Ele é um dos artilheiros do Campeonato Espanhol, com 11 gols, e está sendo cotado para o ataque da seleção brasileira de Tite.