Topo

Espanhol - 2019

Sem estrelas, Real Madrid leva gol no fim e perde para o Espanyol

Gareth Bale - Sergio Perez/Reuters - Sergio Perez/Reuters
Imagem: Sergio Perez/Reuters

Do UOL, em São Paulo

27/02/2018 17h50

Desfalcado de seus principais jogadores, o Real Madrid realizou uma partida pobre foi derrotado por 1 a 0 pelo Espanyol nesta terça-feira (27), em duelo da 26ª rodada do Campeonato Espanhol realizado no Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona. Gerard Moreno fez o gol da vitória dos anfitriões nos acréscimos do segundo tempo.

O resultado deixou o terceiro colocado Real Madrid com 51 pontos, 13 a menos que o líder Barcelona, que tem um jogo a menos. A equipe madrilena pode ver o Valencia, quarto, superá-lo na classificação, pois visita o Athletic Bilbao e pode alcançar 52 pontos em caso de vitória. Já o Espanyol foi à 13ª colocação, com 31 pontos.

Longe do título Espanhol, o Real Madrid terá mais um compromisso pelo torneio nacional antes de encarar o PSG no jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões. O clube madrileno recebe o Getafe neste sábado (3) no Santiago Bernabéu. Três dias depois, o Real vai a Paris decidir a classificação às quartas do torneio continental - na partida de ida, os espanhóis venceram por 3 a 1.

Isco - Josep Lago/AFP - Josep Lago/AFP
Imagem: Josep Lago/AFP

Após bom começo, Real perde controle de jogo

Exceto pela faixa central da defesa – goleiro Keylor Navas e os zagueiros Varane e Sergio Ramos –, Zidane adotou uma formação alternativa que surtiu efeito nos 15 minutos iniciais, porém permitiu que o Espanyol igualasse as ações no decorrer da primeira etapa. Com boa movimentação de Lucas Vázquez, Isco e Asensio, o Real ameaçou o goleiro Diego López, que segurou o 0 a 0 com boas defesas. O que se viu depois foi uma inversão do domínio da partida. Os madrilenos passaram a ser controlados pelo Espanyol, panorama que durou até o segundo tempo e terminou na derrota dos visitantes.

Estrelas fazem falta na criação

Embora tenha sido acuado pelo Espanyol em alguns momentos do confronto, o Real Madrid sofreu mesmo no ataque. Sem seus principais criadores, o time madrileno foi pobre, exigindo pouco do goleiro Diego López e mostrando dificuldade na construção de jogadas. Fora Cristiano Ronaldo e Marcelo, o Real não contou com Modric, Kroos e Casemiro, trio titular no meio-campo.

Benzema e Bale são discretos

Parte do famigerado ataque "BBC", com Cristiano Ronaldo, Benzema e Bale tiveram oportunidade de mostrar algo contra o Espanyol. O galês foi titular na referência do ataque, mas pouco fez. O francês entrou durante a etapa complementar para assumir o posto de centroavante, deslocando o colega para a ponta. Não deu certo para ambos, que tiveram uma atuação apagada. Bale ainda foi substituído, deixando o campo para entrada de Dani Ceballos.

Ousado, Espanyol tem gol legal anulado

Embora tenha sido acuado no início do confronto, o Espanyol mostrou poder de reação e capacidade de igualar a partida contra o Real Madrid. A equipe da Catalunha chegou a balançar as redes de Navas com Gerard Moreno, porém o gol foi anulado incorretamente pela arbitragem, que considerou que o atacante estava em posição irregular – Marcos Llorente dava condições a Moreno.

Embora tenha ido para o intervalo com o empate, o time da casa voltou dos vestiários controlando a partida e pressionando o Real. De tanto insistir, os catalães foram recompensados com o gol da vitória aos 47min do segundo tempo. Gerard Moreno recebeu cruzamento dentro da área e bateu firme no canto esquerdo de Navas, assegurando o resultado positivo para o Espanyol.