Topo

Espanhol - 2019

No ritmo de Messi! Com um gol e dancinha do argentino, Barça bate Athletic

O meia Coutinho tenta encobrir o goleiro Kepa - Pau Barrena/AFP - Pau Barrena/AFP
O meia Coutinho tenta encobrir o goleiro Kepa
Imagem: Pau Barrena/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/03/2018 14h08

O Barcelona chegou à sua 23ª vitória em 29 jogos no Campeonato Espanhol ao derrotar o Athletic Bilbao neste domingo (18), por 2 a 0, no Camp Nou. Paco Alcácer e Lionel Messi anotaram os gols do triunfo. O argentino chamou a atenção ao comemorar com uma dancinha.

Com o resultado, o Barça mantém a sua folga na liderança do Espanhol. Tem 75 pontos, contra 64 do segundo colocado, o Atlético de Madri, que ainda joga neste domingo (contra o Villarreal). Já o Athletic é o 13º, com 35 pontos.

O Barcelona foi muito superior na partida, sobretudo no primeiro tempo, quando acertou a trave três vezes (uma com Paulinho e duas com Coutinho) e marcou dois gols. Na segunda etapa, já bem acomodado, o time da casa apenas administrou o resultado.

Messi faz uma dancinha para comemorar o seu gol contra o Athletic - Pau Barrena/AFP - Pau Barrena/AFP
Messi faz uma dancinha para comemorar o seu gol contra o Athletic
Imagem: Pau Barrena/AFP

Que dancinha é essa?

Messi chegou a 25 gols no Campeonato Espanhol. É o artilheiro absoluto da competição, com quatro de vantagem sobre Luis Suárez, vice-líder na estatística. E logo após balançar as redes contra o Athletic, ele fez uma dancinha nova, um tanto tímida e rápida, mas que fez sucesso na internet.

Sem o 'matador'

O Barcelona foi a campo sem o seu "matador", o atacante Luis Suárez, suspenso. Dessa forma, o técnico Ernesto Valverde escalou Alcácer ao lado de Messi no ataque, com Coutinho pela esquerda, Dembélé pela direita e Paulinho e Rakitic pelo meio.

No Suárez, no problem!

O Athletic começou o jogo sufocando a saída de bola do Barcelona. Porém, mesmo assim, o time da casa achou um modo de sair do seu campo de defesa e conseguiu abrir o placar logo aos oito minutos do primeiro tempo. Messi abriu para Alba, que, em impedimento, cruzou rasteiro para Alcácer, o substituto de Suárez, finalizar de primeira para as redes. O atacante não marcava há mais de três meses. O seu último gol havia sido no dia 5 de dezembro, contra o Sporting, de Portugal, pela Liga dos Campeões.

Alcácer finaliza para abrir o placar para o Barcelona contra o Athletic - Albert Gea/Reuters - Albert Gea/Reuters
Alcácer finaliza para abrir o placar para o Barcelona contra o Athletic
Imagem: Albert Gea/Reuters

Blitz

Em desvantagem no placar logo cedo, o Athletic passou a jogar de cabeça baixa e sofreu com os ataques do Barça, que formou uma verdadeira blitz no ataque. Aos 30 minutos, Messi marcou o segundo. O argentino recebeu um passe na meia-lua, dominou e chutou forte, no carto esquerdo do goleiro Kepa. Cabia muito mais, mas faltou caprichar nas finalizações

Messi chuta para marcar o segundo gol do Barcelona contra o Athletic - Pau Barrena/AFP - Pau Barrena/AFP
Messi chuta para marcar o segundo gol do Barcelona contra o Athletic
Imagem: Pau Barrena/AFP

Show da trave

O Barcelona acertou a trave por três vezes no primeiro tempo. A primeira foi com Coutinho, aos 14 minutos. A outra veio logo após o gol de Messi, novamente com Coutinho. Para finalizar, ainda antes do intervalo, Paulinho também parou na trave. O time da casa deu 13 chutes nos primeiros 45 minutos (dos quais sete foram na direção da baliza), contra nenhum dos visitantes, totalmente dominados antes do intervalo.

Invencibilidade

O Barcelona chegou a 36 jogos sem derrota no Campeonato Espanhol, contando as últimas rodadas da competição da temporada passada. No atual nacional, o time tem 23 vitórias e seis empates. Ainda não perdeu. Continua na luta para ser campeão invicto.

Agenda

Na próxima rodada do Campeonato Espanhol, que acontece no outro fim de semana, já que o próximo está reservado para jogos das seleções, o Barcelona visita o Sevilla, enquanto o Athletic recebe o Celta.