Topo

Espanhol - 2019

Cristiano Ronaldo marca no fim e salva Real Madrid de derrota contra Bilbao

Susana Vera/Reuters
Imagem: Susana Vera/Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/04/2018 18h19

Cristiano Ronaldo, mais uma vez, salvou o Real Madrid. Não teve vitória ou resultado épico, mas o português apareceu para evitar nova derrota da equipe no Campeonato Espanhol. Com gol do português aos 42min da etapa final, o time comandado por Zinedine Zidane arrancou um empate por 1 a 1 com o Athletic de Bilbao, no Santiago Bernabéu, em duelo pela 33ª rodada da competição.

Não foi uma noite feliz do Real Madrid. A equipe se mostrou lenta, pouco criativa e abusou dos cruzamentos para a área. No entanto, na base da pressão, evitou a derrota. Iñaki Williams abriu o placar aos 14min do primeiro tempo para o Bilbao, enquanto Cristiano Ronaldo, com desvio dentro da área após chute de Modric, igualou o marcador.

O resultado deixa o Real Madrid com 68 pontos, 15 a menos do que o líder Barcelona. Restam apenas cinco partidas para cada equipe na competição. O Bilbao, que se sustentou até praticamente o fim do jogo, ocupa a 13ª colocação com 40 pontos depois de 33 jogos.

A atuação ruim liga o sinal de alerta para o Real Madrid. Zidane contará com uma semana livre para treinos antes do compromisso mais importante da temporada até aqui: o primeiro duelo pelas semifinais da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, marcado para a próxima quarta, a partir das 15h45 (de Brasília), na Alemanha. O Bilbao joga na segunda-feira contra o Levante, pela liga espanhola.

Quem foi bem: Kepa

O goleiro por pouco não defendeu o Real Madrid nesta temporada. Um dos nomes mais valorizados no país, Kepa não foi tão exigido, fruto da noite apagada da equipe de Zidane. Mas, quando acionado, respondeu bem, como em chute de Marco Asensio no primeiro tempo e nos inúmeros cruzamentos feitos pelo atual campeão europeu no jogo desta quarta.

Quem foi mal: Karim Benzema

Benzema Zidane Real Madrid - Susana Vera/Reuters - Susana Vera/Reuters
Benzema teve nova atuação apagada e acabou consolado por Zidane
Imagem: Susana Vera/Reuters

A má fase de Karim Benzema parece ser interminável. Bancado por Zinedine Zidane no time titular mais uma vez, o centroavante francês teve nova atuação apagada. Durante o duelo desta quarta-feira, o camisa 9 se rendeu à marcação adversária e pouco colaborou ofensivamente para o Real Madrid. O francês acabou substituído aos 25min da etapa final por Gareth Bale.

Missão impossível

As possibilidades de o Real Madrid brigar pelo título nacional eram remotas. Depois desta quarta, quase nulas. A equipe possui agora uma desvantagem de 15 pontos em relação ao líder Barcelona, restando apenas 15 em disputa até o fim da competição. A briga pela taça basicamente se restringe aos catalães e ao Atlético de Madri, segundo colocado com 71 pontos em 33 jogos.

Contra-ataque fatal

Athletic Bilbao Real Madrid comemoração - Javier Soriano/AFP - Javier Soriano/AFP
Athletic de Bilbao aproveitou contra-ataque logo no início para abrir o placar
Imagem: Javier Soriano/AFP

É de praxe as equipes se preocuparem mais com o sistema defensivo ao enfrentarem o Real Madrid no Santiago Bernabéu. O Athletic de Bilbao não fugiu a este sistema mais cauteloso, mas mostrou uma rara eficiência nos contra-ataques. Assim, na velocidade, saiu em vantagem no placar. Aos 13min de partida, Iñaki William recebeu em profundidade e tocou na saída de Keylor Navas.

Não se pode perder chances no Bernabéu

Ter uma chance contra o Real Madrid é raro. Quando ela aparece, deve-se aproveitar. Iñaki Williams mostrou oportunismo e abriu o placar no primeiro tempo. Por outro lado, Raúl García poderia ter definido o resultado favoravelmente ao Bilbao, mas falhou. O ex-jogador do Atlético de Madri, completamente livre dentro da área, chutou no travessão o iminente 2 a 0 para os visitantes.

Faltou bola, Real

O Real Madrid pecou demais diante do Bilbao. Contra uma equipe precavida e intensa, o time da capital se mostrou lento e abusou das bolas levantadas para a área. Somente os jovens Asensio e Lucas Vázquez, com jogadas individuais, conseguiam quebrar a linha defensiva dos visitantes. Cristiano Ronaldo, por exemplo, viveu uma noite apagada no Santiago Bernabéu, embora tenha evitado a derrota madridista.