Com 1 gol de Coutinho e 3 de Messi, Barça vence e leva o título do Espanhol

Do UOL, em São Paulo

Com um belo gol do meia Philippe Coutinho e três de Lionel Messi, o Barcelona derrotou o Deportivo La Coruña neste domingo (29), por 4 a 2, fora de casa, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, e conquistou o título da competição pela 25ª vez na história.

Com o resultado, o Barcelona chegou a 86 pontos e não pode mais ser alcançado pelo segundo colocado, o Atlético de Madri, que tem 75 pontos e só pode atingir 84. Já o Deportivo La Coruña, que tem 28 pontos, está matematicamente rebaixado, assim como Las Palmas e Málaga.

O Barça, que continua invicto na competição (26 vitórias e oito empates), abriu o placar com um belo gol de Coutinho. Messi, após um grande passe de Luis Suárez, ampliou o marcador. Lucas Pérez diminuiu para a equipe da casa e Colak deixou tudo igual. Porém, Messi marcou mais dois e deu números finais à partida.

Lalo R. Villar/AP
Iniesta agradece apoio da torcida do Barcelona

No melhor estilo Barça

O Barcelona marcou dois belos gols no primeiro tempo. Aos seis minutos, Coutinho recebeu um passe de Dembélé e chutou de primeira para as redes. O goleiro do Deportivo, Rubén, saltou, mas não conseguiu chegar em tempo na bola. Aos 37 minutos foi a vez de Messi marcar um golaço. Bem, nem tanto pelo chute em si, mas pelo lindo passe de Suárez, que teve visão de jogo para tocar de trivela na bola.

MIGUEL VIDAL/REUTERS
Philippe Coutinho comemora o primeiro gol do Barcelona sobre o La Coruña

Reação

Apesar da desvantagem no placar, o La Coruña não baixou a cabeça e conseguiu diminuir apenas dois minutos depois do gol de Messi, com Lucas Pérez, que aproveitou um cruzamento rasteiro e mandou para as redes.

Miguel Vidal/Reuters
Jogadores do La Coruña comemoram o segundo gol sobre o Barcelona

Esperança e... Rebaixamento

Depois do intervalo, Emre Colak ainda deu esperanças para a torcida. Aos 17 minutos do segundo tempo, ele empatou o jogo. O gol incendiou a torcida e deu ânimo para a equipe, que até ensaiou uma pequena pressão, mas não teve forças para marcar o terceiro.

Miguel Riopa/AFP
Jogadores do La Coruña lamentam o rebaixamento para a segunda divisão

Tabelinha e show

Aos 36 minutos do segundo tempo, o Barcelona voltou a ficar na frente do placar com mais um lindo gol. Messi tabelou com Suárez na área e saiu na cara do gol para empurrar a bola para as redes. Pouco depois, Messi, de novo, fez o quarto e colocou um ponto final no jogo. O argentino é o artilheiro da competição com 32 gols.

Miguel Vidal/Reuters
Messi comemora o terceiro gol do Barcelona sobre o La Coruña

Mais um "doblete"

O Barcelona conquistou o seu oitavo "doblete", termo usado para definir o time que ganha os títulos do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei na mesma temporada. Além do Barça, há apenas outros três times que conseguiram o "doblete": Real Madrid, Atlético de Madri e Athletic. Nenhum deles, porém, tem oito, como o time da Catalunha. O Athletic é o segundo melhor, com cinco, enquanto o Real possui quatro.

Miguel Vidal/Reuters
Messi comemora com Coutinho o segundo gol do Barcelona sobre o La Coruña

O último título de Iniesta no Barça

O meia Andrés Iniesta anunciou na sexta-feira (27) a sua saída do Barça. Neste domingo, o jogador, que começou no banco, entrou em campo no segundo tempo e foi aplaudido pela torcida do La Coruña, conquistou o último título pelo time. No total, foram 32, em 22 anos. Iniesta foi revelado pelo Barcelona. Começou a sua vida no clube quando tinha apenas 12 anos. O seu provável destino é a China.

Miguel Vidal/Reuters
O meia Andrés Iniesta durante a partida contra o Deportivo La Coruña

Ainda longe do Real

Com o 25º título do Espanhol, o Barcelona diminui a vantagem do Real Madrid, mas ainda está longe de ser o maior campeão nacional da Espanha. O time da capital tem 33 títulos, oito a mais em relação à equipe da Catalunha, que possui, contudo, uma enorme vantagem sobre o terceiro time que mais ganhou títulos do Espanhol: o Atlético de Madri (dez).

Lalo R. Villar/AP
Jogadores do Barcelona festejam o título do Campeonato Espanhol

Campeão invicto?

Restam apenas quatro jogos para o Barcelona no campeonato. Depois de assegurar o título, o time tentará agora fechar a competição de modo invicto. Na próxima rodada, o time tem o clássico contra o Real Madrid, em casa, e depois recebe o Villarreal, em jogo com nova data da 34ª rodada. Em seguida, a equipe visita o Levante. No fechamento do campeonato, joga no Camp Nou contra a Real Sociedad.

Miguel Vidal/Reuters
Paulinho comemora o título do Barcelona ao lado de Coutinho

UOL Cursos Online

Todos os cursos