Topo

Espanhol - 2019

Emocionado, Iniesta se despede do Barcelona: "Levarei para sempre"

LLUIS GENE/AFP PHOTO
Imagem: LLUIS GENE/AFP PHOTO

Do UOL, em São Paulo

20/05/2018 18h46

Andrés Iniesta fez neste domingo (20) o seu último jogo com a camisa do Barcelona. O ídolo azul-grená se despediu do clube catalão na vitória por 1 a 0 sobre a Real Sociedad, no Camp Nou, pela rodada de encerramento do Campeonato Espanhol. Após a partida, o meia agradeceu aos companheiros e exaltou a trajetória de 22 anos no Barça.

"Hoje é um dia difícil. Foram 22 anos maravilhosos. Foi um orgulho e um prazer defender e representar essa equipe, que para mim é a melhor do mundo. Obrigado a todos meus companheiros, vou sentir muita falta de vocês. Obrigado a todos meus fãs, por todo amor e respeito que me fizeram sentir. Cheguei como um menino e me vou aos 34 anos como um homem. Levarei em meu coração para sempre", disse o jogador em cerimônia realizada no Camp Nou depois do encerramento da partida. Emocionado, o craque não segurou as lágrimas durante a homenagem.

Após a cerimônia, Iniesta retornou ao campo durante a madrugada, sentou-se no centro gramado e se despediu do Camp Nou. Ele tirou algumas selfies com o celular antes de deixar o local.

Sozinho, Iniesta se despede do Camp Nou - David Ramos/Getty Images - David Ramos/Getty Images
Imagem: David Ramos/Getty Images

Ao longo da trajetória no Barça, Iniesta disputou 674 partida e conquistou 32 títulos. Ele é - ao lado de Lionel Messi - o jogador com mais conquistas na história do clube. Entre as principais conquistas, estão nove troféus do Campeonato Espanhol e quatro da Liga dos Campeões.

Neste domingo, o ídolo recebeu inúmeras homenagens de jogadores, companheiros e torcedores. Ele atuou por 80 minutos em seu último jogo pelo clube e, ao deixar o campo, passou a braçadeira de capitão para Messi. 

"Esse tipo de coisa são as que podem ser contadas no futuro. São jogadores únicos, históricos. Os últimos momentos foram emocionantes. Quis trocá-lo no final da partida. As pessoas puderam se despedir e ele recebeu todo o carinho", afirmou o técnico Ernesto Valverde.

O futuro de Iniesta ainda não foi revelado pelo jogador. Desde que anunciou que deixaria o Barcelona ao término da temporada, o futebol asiático tem sido apontado como provável destino. Segundo a imprensa espanhola, o próximo clube do craque será o Vissel Kobe, do Japão.