Topo

Espanhol - 2019

Vinícius Júnior estreia, Real empata com Atlético e perde chance de liderar

Vinícius Júnior ficou apenas cinco minutos em campo e conseguiu movimentar o ataque - EFE / Mariscal
Vinícius Júnior ficou apenas cinco minutos em campo e conseguiu movimentar o ataque Imagem: EFE / Mariscal

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/09/2018 17h39

O Real Madrid desperdiçou a chance de assumir a liderança do Campeonato Espanhol. Depois de ver o Barcelona ficar no empate com o Athletic Bilbao, a equipe recebeu o Atlético para o clássico no Santiago Bernabéu e não saiu do 0 a 0.

O resultado deixou o Real Madrid com 14 pontos, mesmo número do Barcelona, que tem seis gols a mais no saldo (18 a 12). Já o Atlético ficou com 12 pontos e caiu para quarto lugar, atrás do Sevilla. O próximo compromisso do Real no Espanhol será contra o Alavés no próximo sábado (6). Já o Atlético recebe o Betis no domingo (7).

Antes, o Real dá uma pausa no torneio nacional e enfrenta o CSKA Moscou na Arena CSKA pela segunda rodada da Liga dos Campeões. O jogo será na terça (2). Um dia depois, o Atlético enfrenta o Club Brugge pela competição.

Courtois tem atuação de gala
O Atlético só não abriu o placar no primeiro tempo graças ao talento de Courtois. Em sua primeira partida contra a antiga equipe, o goleiro belga fez três grandes defesas – duas delas em contra-ataques de Griezmann e Diego Costa, que chegaram à área sozinhos e chutaram à queima-roupa – para evitar o gol dos visitantes. Teve menos trabalho na etapa complementar. Em sua primeira aparição desde que foi eleito melhor do mundo pela Fifa, Modric ficou com a bola no pé e buscou o jogo, mas foi pouco efetivo e acabou substituído.

Courtois salvou o Real Madrid no primeiro tempo - REUTERS/Sergio Perez - REUTERS/Sergio Perez
Courtois salvou o Real Madrid no primeiro tempo
Imagem: REUTERS/Sergio Perez

Oblak quase entrega para Asensio
Do outro lado do campo, o goleiro do Atlético fazia uma partida segura e acumulava uma boa defesa contra chute de Bale. Porém, aos 41 do primeiro tempo, tentou sair jogando e foi interceptado por Asensio na área. Por sorte, o atacante não dominou e a bola voltou para as mãos do arqueiro. Um susto para a torcida do Atleti, que “perdoou” o goleiro após grande defesa contra o próprio Asensio na segunda etapa. Lemar esteve entre os piores: fez jogo apagado, criou pouco, levou amarelo e foi substituído.

Vinícius Júnior finalmente estreia pelo Real
Vinícius Júnior enfim fez sua estreia pelo time principal do Real Madrid. O brasileiro havia sido relacionado para duas partidas desde que chegou ao clube – esteve no banco contra o Atlético, na Supercopa da Espanha, e contra o Getafe, na primeira rodada do Espanhol – e, desta vez, foi acionado aos 43 do segundo tempo no lugar de Benzema. O garoto de 18 anos estreou em grande estilo, no clássico, e teve tempo para criar dois lances de perigo. Foi até a linha de fundo para cruzar uma bola e tentou puxar um contra-ataque, parando na defesa atleticana.

Com lesão na panturrilha, Marcelo dá lugar a Nacho
Marcelo esteve no Santiago Bernabéu e exibiu seu prêmio de melhor lateral esquerdo do mundo aos torcedores, mas não entrou em campo. O jogador sofreu uma lesão na panturrilha direita no duelo com o Sevilla, não se recuperou das dores a tempo e foi cortado, dando lugar a Nacho. Único brasileiro titular do lado do Real, Casemiro perdeu uma chance no ataque: ficou com a sobra na entrada da área e isolou.

Lopetegui tenta dar mais solidez ao meio-campo
Saiu pelos pés de Bale a melhor chance do Real na primeira etapa. Kroos cobrou falta, o atacante tentou completar e tirou tinta da trave esquerda de Oblak. A pressão do Atlético no primeiro tempo, contudo, fez Lopetegui sacar Bale e acionar o meio-campista Ceballos. Teria dado resultado, não fosse a sintonia da defesa atleticana. O Real passou a chegar com mais perigo, e nas duas melhores chances parou em Oblak e em corte espetacular do zagueiro Giménez para barrar contra-ataque de Asensio e Benzema.

Clássico de Madri foi muito disputado, com boas chances dos dois lados - REUTERS/Sergio Perez - REUTERS/Sergio Perez
Clássico de Madri foi muito disputado, com boas chances dos dois lados
Imagem: REUTERS/Sergio Perez

Real Madrid bota pressão no final
Na reta final, o Real foi para cima e coube ao Atlético se fechar hermeticamente na defesa para segurar o empate no Santiago Bernabéu. Vinícius Júnior entrou com estilo e levou perigo nos cinco minutos finais. Não deu tempo de fazer mais nada, e coube aos donos da casa e aos quase 80 mil torcedores presentes se contentarem com o empate. 

Melhor do mundo exibe troféu para torcida
Recém-eleito melhor jogador do mundo pela Fifa, Luka Modric exibiu seu troféu para a torcida no Santiago Bernabéu. O croata colocou fim à hegemonia de títulos de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi que já durava dez anos. O lateral Marcelo, os zagueiros Sergio Ramos e Raphael Varane e o goleiro Courtois, eleitos para a seleção da temporada, também mostraram seus prêmios antes da bola rolar. 

FICHA TÉCNICA
REAL MADRID 0 X 0 ATLÉTICO DE MADRID

Data/hora: 29/09/2018, às 15h45 (de Brasília)
Local: Santiago Bernabéu, em Madri (ESP)
Público: 78.642 torcedores
Cartões amarelos: Carvajal, Juanfran, Lemar, Sergio Ramos, Koke, Nacho e Ángel Correa
Cartões vermelhos: -
Gols:

REAL MADRID: Courtois; Carvajal, Varane, Ramos e Nacho; Casemiro, Kroos e Modric (Lucas Vásquez); Asensio, Bale (Ceballos) e Benzema (Vinícius Júnior)
Técnico: Julen Lopetegui

ATLÉTICO DE MADRID: Oblak; Juanfran, José Giménez, Godín e Filipe Luís; Koke, Rodri (Kalinic), Saúl e Lemar (Ángel Correa); Diego Costa (Thomas) e Griezmann
Técnico: Diego Simeone