Topo

Espanhol - 2019

Real Madrid joga mal, perde para o Alavés no último minuto e mantém jejum

Alvaro Barrientos/AP Photo
Imagem: Alvaro Barrientos/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

06/10/2018 15h25

O Alavés neutralizou o Real Madrid e foi premiado com a vitória por 1 a 0 no último minuto do jogo deste sábado (06). A partida, válida pela oitava rodada do Campeonato Espanhol, foi decidida de cabeça por Manu García, que levou o Estádio Mendizorroza à loucura com o tento marcado, já que a equipe não batia os merengues há 18 anos.

Vinicius Jr., que começou o duelo no banco de reservas, entrou no lugar de Bale, mas teve atuação apagada - assim como todos os companheiros, no geral. Agora sem vencer a quatro jogos, o Real estaciona nos 14 pontos e é ultrapassado pelo próprio Alavés, que leva vantagem no confronto direto. Já o Barcelona, que tem a mesma pontuação das equipes, enfrenta o Valencia neste domingo.

Com a data Fifa do mês de outubro, a equipe merengue volta a campo somente no próximo dia 20, no Santiago Bernabéu, às 10h (de Brasília), quando recebe o Levante pela nona rodada do Espanhol. Já o Alavés visita o Celta no dia anterior.

O melhor: Manu sai do banco e decide

Manu García comemora o único gol de Alavés x Real Madrid neste sábado - Alvaro Barrientos/AP Photo - Alvaro Barrientos/AP Photo
Imagem: Alvaro Barrientos/AP Photo

Em um jogo fraco tecnicamente, difícil de encontrar um destaque, brilhou a estrela de Manu García, que veio do banco de reservas. Aos 49 minutos da etapa final, os mandantes tiveram a última bola do jogo em um escanteio. Indeciso, Courtois ficou vendido no lance e o viu o meia testar para o gol. 

O pior: Benzema

Benzema briga pela bola durante Alavés x Real Madrid, neste sábado (6) - Vincent West/Reuters - Vincent West/Reuters
Imagem: Vincent West/Reuters

O francês recebeu nova oportunidade no time merengue. Apesar disso, e da luta contra os zagueiros do Alavés, não conseguiu se impor na partida. Até teve a melhor chance do Real no primeiro tempo após cruzamento de Odriozola na segunda trave, que Laguardia afastou quase em cima da linha, mas acabou substituído por Mariano já na volta do intervalo.

Vinicius Jr. entra no lugar de Bale

O brasileiro esteve em campo neste sábado. Aos 35 minutos da etapa final, quando Bale acusou cansaço e pediu para sair, Lopetegui colocou a joia brasileira em campo. Com pouco tempo, Vinicius Jr. não conseguiu ser efetivo.

Primeiro tempo fraco e "seca"

A equipe de Lopetegui, que entrou em campo já com um jejum de três jogos sem vencer, sofreu para chegar ao gol do Alavés. Esbarrando na marcação equilibrada do rival, teve nos cruzamentos pelo alto as melhores oportunidades de uma primeira etapa fraca tecnicamente.

Pouco criativo, o ataque merengue completou mais 45 minutos sem balançar as redes, chegando a marca de 364 minutos de "seca".

Alavés leva perigo no contra-ataque

Bem postado defensivamente, os mandantes souberam aproveitar o nervosismo do Real e quase chegaram ao gol em mais de uma oportunidade. Além do tento no último minuto, a mais clara foi dos pés de Jony, que chutou cruzado rasteiro e por pouco não furou Courtois.

Sergio Ramos vs Calleri

O capitão do Real Madrid travou um duelo particular com o ex-são-paulino neste sábado. Com dez minutos, o espanhol já tinha feito duas faltas duras no atacante, que revidou. O árbitro, percebendo o clima quente entre eles, chamou atenção de ambos e conteve problemas maiores.

Ficha técnica

Alavés 1 x 0 Real Madrid

Data: 06 de outubro de 2018, sábado
Local: Estádio Mendizorroza, na Espanha
Árbitro: Santiago Jaime Latre
Cartão amarelo: Wakaso Mubarak (Alavés)

GolManu García, aos 49 minutos do segundo tempo.

ALAVÉS: Fernando Pacheco; Ximo Navarro, Victor Laguardia, Guilermo  Maripán (Martin) e Rubén Duarte; Tomás Pina, Darko  Brasanac e Wakaso Mubarak (Manu García); Ibaí (Sobrino), Jony e Jonathan Calleri.
Técnico: Abelardo Fernández

REAL MADRID: Courtois; Dani Ceballos, Varane, Sergio Ramos e Nacho; Casemiro (Asensio), Modric e Toni  Kroos; Gareth Bale (Vinicius Jr.), Odriozola e Benzema (Mariano Díaz).
Técnico: Julen Lopetegui