Topo

Espanhol - 2019

Com três gols e show de Messi, Barcelona atropela Levante no Espanhol

Messi e Suárez celebram gol contra o Levante pelo Espanhol - JOSE JORDAN/AFP
Messi e Suárez celebram gol contra o Levante pelo Espanhol Imagem: JOSE JORDAN/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/12/2018 19h33

Três gols e duas assistência de Lionel Messi permitiram ao Barcelona manter o favoritismo e atropelar por 5 a 0 o Levante, em Valência, neste domingo (16). O show do argentino foi complementado por Luis Suárez, que abriu o placar ainda no primeiro tempo, e Gerard Piqué, que marcou o quinto no final.

Após vinte minutos de bom desempenho do Levante, o Barcelona se encontrou em campo. O placar começou a ser construído pelo uruguaio ao aproveitar, aos 35min, bela jogada de Messi para balançar as redes pela primeira vez. A partir daí, solto e com liberdade, Messi foi empilhando bolas na meta do Levante, deixando atônita a torcida da casa.

Contando com a postura agressiva do Levante, que não se fechou atrás como geralmente fazem as equipes que enfrentam o Barcelona, o ataque catalão aproveitou os espaços e as falhas cometidas pela defesa do time da casa. Messi mostrou sua versatilidade e marcou gol de maneiras diferentes: completando cruzamento na área, arrancando em profundidade e tocando com precisão no canto do goleiro.

Com 4 a 0 no placar, o Barcelona levou a partida em ritmo de treino e tudo ficou ainda mais fácil quando o uruguaio Cabaco foi expulso, após entrada violenta sobre Dembelé. Piqué aumentou a goleada no final, se valendo da desorganização tática do Levante após a expulsão.

A vitória levou os catalães aos 34 pontos, três a mais que o Sevilla e o Atlético. O Real Madrid vem em quarto com 29. Já o Levante permanece com 22 pontos, na oitava posição.

Suárez recebe presente de Messi

O argentino mostrou estar ligado em campo ao recuperar um passe errado na saída de bola do levante. Atraiu a marcação para um lado da área e percebeu Suárez livre no oposto. Sem se virar, o argentino deu um passe precioso para o uruguaio completar com um chute alto, à queima roupa.

Messi ganha na corrida para fazer o segundo

Messi - JOSE JORDAN/AFP - JOSE JORDAN/AFP
Imagem: JOSE JORDAN/AFP

O segundo do Barcelona nasceu em um passe em profundidade de Busquets, que procurou Messi na intermediária do ataque. O argentino apostou corrida com seu marcador e venceu, sem deixar a bola descolar de seu pé esquerdo. Quando o goleiro saiu tentando fechar o ângulo, o camisa 10 tocou delicadamente para as redes.

Levante vai pra frente e abre espaços

Esperava-se que o Levante pudesse assumir uma postura defensiva diante da superioridade técnica do Barcelona. Mas o time da casa, ao contrário, foi pra cima, tendo conseguido até um chute na trave quando a partida ainda estava 0 a 0. A estratégia começou a ruir graças a falhas defensivas, que permitiram ao Barcelona criar chances de gol. E quando Messi tem chances, ele geralmente não as desperdiça.

Barcelona - JOSE JORDAN/AFP - JOSE JORDAN/AFP
Imagem: JOSE JORDAN/AFP

O argentino recebeu na entrada da área, acertou um belo chute de esquerda para fazer o terceiro. No quarto, estava livre na pequena área e não teve trabalho para completar um cruzamento.

Messi na temporada: mais de um gol por jogo

Os três gols deste domingo (o primeiro "hat-trick" deste Espanhol) melhoraram ainda mais os já impressionantes números de Lionel Messi no ano. O argentino tem 19 jogos, 20 gols e 12 assistências.

Arthur controla o meio-campo

A atuação espetacular de Messi transformou todos os seus colegas em coadjuvantes, mas um deles teve um motivo a mais para comemorar. O volante Arthur Melo fez uma atuação segura, controlou o meio-campo e ainda deu um presente para Suárez, deixando na cara do gol. O atacante perdeu a chance. Muito criticado, o setor defensivo do Barcelona completou o terceiro jogo sem tomar gol.