Topo

Carioca - 2019

Botafogo aproveita "folga", ensaia jogadas e planeja retomar boa fase de 2011

O Botafogo quer a liderança, mas sabe que a partida contra o Macaé vai ser difícil - Fabio Castro/AGIF
O Botafogo quer a liderança, mas sabe que a partida contra o Macaé vai ser difícil Imagem: Fabio Castro/AGIF

Juliane Medeiros

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/02/2012 06h08

O Botafogo é o único dos grandes que não jogou nesta semana. Uma folga muito bem recebida pelos jogadores. Com isso, o técnico Oswaldo de Oliveira aproveita para abusar de treinamentos em um momento incomum para o time na temporada. Desde que o Estadual do Rio começou, o Glorioso teve apenas uma oportunidade aproveitar a semana livre de jogos.

Jobson escapa de ovada em aniversário e diz estar ansioso para voltar ao futebol

  • Kako Arêas/Divulgação

    O atacante Jobson completou 24 anos nesta quarta-feira, mas o presente do atleta só vai chegar depois do dia 6 de março. Esta é data em que termina a suspensão por doping do jogador. A comemoração pelo aniversário foi bem tranquila, assim como a fase que o atleta vive. O atacante escapou da tradicional ovada e diz que só pensa em voltar ao futebol para ter uma festa mais animada em 2013, sem suspensão.

O meia Renato ressalta que o time passa por uma maratona de jogos e que, em menos de 10 dias, disputou quatro partidas. Para ele, a "parada" ajuda o time a desenvolver as jogadas e acertar os erros cometidos nas últimas partidas.

“Essa parada foi boa para aproveitar o tempo de treinamento. Com a sequência de jogos, nós não tivemos essa oportunidade. Tivemos cinco jogos entre domingos e quartas. Essa é a hora de testar novas jogadas, porque os outros clubes já sabem como a nossa equipe atua. O Oswaldo tem nos cobrado muito na questão da pressão e das jogadas ensaiadas”, disse o jogador.

Em 2011, o Botafogo apresentou um futebol que empolgou a torcida. Porém, no final da temporada o time não conseguiu manter o ritmo e falhou na briga por uma vaga na Libertadores. Renato espera recuperar a fase vivida no ano passado e mantê-la.

“Ainda não chegamos ao nível do ano passado, quando nós vencíamos e recebíamos elogios. Mas nós estamos no caminho, estamos evoluindo e criando alternativas. A temporada ainda está no início. Tivemos a chegada do Andrezinho, que só veio para somar, e nós vamos lutar para alcançar nossos objetivos. O mais difícil é manter o ritmo, mas nós vamos tentar”, ressaltou o meia.

Como o Fluminense sofre para garantir a vaga no Grupo B, o Bota pode enfrentar um time pequeno no semifinal. Renato afirmou que o time vai lutar pela primeira colocação de seu grupo, mas alertou sobre a chance de encarar um grande em uma possível final.

“A intenção é a liderança, mas isso não significa uma vaga na final. Não vamos escolher o adversário, porque teríamos um clássico na final, de qualquer jeito. Nós sabemos que a partida contra o Macaé será muito difícil, mas vamos em busca do primeiro lugar”, conclui Renato. O alvinegro entra em campo neste sábado, contra o Macaé, às 16h20.