Topo

Carioca - 2019

Estadual do Rio mantém fórmula, mas acaba com disputa de pênaltis e suspensão

Campeonato Carioca, que tem o Flu como atual campeão, segue com mesma fórmula - Júlio César Guimarães/UOL
Campeonato Carioca, que tem o Flu como atual campeão, segue com mesma fórmula Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Juliano Lima

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/10/2012 20h18

As disputas de pênaltis estão fora dos dois próximos Estaduais do Rio. A mudança foi aprovada pelos clubes cariocas em reunião arbitral realizada na sede da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) na noite desta terça-feira. Outra novidade é o fim da suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Por outro lado, o turno extra foi vetado e a fórmula da competição será mantida.

Sem a disputa de pênaltis, o primeiro critério de desempate será o número de vitórias, seguido por saldos de gols, número de cartões e sorteio. “A mudança foi feita para valorizar o resultado técnico. Isso vai beneficiar o clube que realmente apresentar a melhor campanha durante todo o Campeonato Carioca”, afirmou o presidente da Ferj, Rubens Lopes.

A suspensão automática do jogador por cartão amarelo também está fora da regra. Agora, o time recebe uma multa pela terceira infração. O valor será de R$ 500 e não anula os dois cartões anteriores. O montante arrecadado vai premiar a equipe com o menor número de advertências.

A reunião contou com a presença dos dirigentes dos 16 clubes em disputa. A surpresa foi a presença do ex-presidente do Vasco Eurico Miranda.

Sistema de disputa é mantido

A fórmula de disputa segue a mesma. No primeiro turno, os times do grupo A se enfrentam entre si. A mesma coisa acontece no grupo B. Os dois melhores de cada chave disputam a semifinal da Taça Guanabara.

O segundo turno é disputado com o cruzamento entre as equipe dos grupos A e B com oito times em cada. As duas melhores equipes de cada chave avançam às semifinais da Taça Rio. Os campeões de cada turno decidem o Campeonato Carioca em duas partidas. Se um mesmo clube vencer a Taça Guanabara e a Taça Rio, leva o título estadual antecipado.

O Carioca começa no dia 19 de janeiro. Botafogo, Vasco, Volta Redonda, Friburguense, Nova Iguaçu, Madureira, Olaria e Quissamã integram o grupo A. Enquanto, Fluminense, Flamengo, Resende, Macaé, Boa vista, Duque de Caxias, Bangu e Audax fazem parte da chave B.