Topo

Carioca - 2019

Ferj anuncia tabela do Carioca 2013, e atual campeão Flu estreia contra Nova Iguaçu

Atual campeão, Flu estreia contra Nova Iguaçu no Carioca, que começa em 19 de janeiro - Júlio César Guimarães/UOL
Atual campeão, Flu estreia contra Nova Iguaçu no Carioca, que começa em 19 de janeiro Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/11/2012 19h13

A Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) divulgou, nesta segunda-feira, a tabela do Campeonato Carioca 2013. A competição começa no dia 19 de janeiro, mas os locais e horários das partidas ainda não foram confirmados. O primeiro clássico será entre Botafogo e Fluminense pela terceira rodada da Taça Guanabara. Já Flamengo e Vasco se enfrentam na quarta rodada.

JOGOS DA 1ª RODADA DO CARIOCA-2013

BotafogoXDuque de CaxiasEngenhão
OlariaXAudaxBariri
FriburguenseXBanguEduardo Guinle
Nova IguaçuXFluminenseLaranjão
FlamengoXQuissamãEngenhão
ResendeXMadureiraTrabalhador
BoavistaXVascoEucy Resende
MacaéXVolta RedondaMoacyrzão
    

O Fluminense, atual campeão, estreia contra o Nova Iguaçu. O Botafogo pega o Duque de Caxias, no Engenhão, em início de campanha para tentar levar de volta o título, que não vence desde 2010. Maior vencedor da competição com 32 títulos, o Flamengo começa sua caminhada contra o Quissamã, que subiu à primeira divisão em 2012 . Já o Vasco terá pela frente o Boavista e busca vencer o Estadual do Rio após dez anos de jejum.

O regulamento em 2013 é o mesmo adotado nesta última edição. Os 16 clubes estão divididos em dois grupos. Na Taça Guanabara, os times se enfrentam dentro das chaves em turno único. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais, que disputam apenas uma partida de mata-mata, assim como a final.

Na Taça Rio, as equipes enfrentam rivais do outro grupo, e os dois melhores se classificam para as semifinais, seguindo o mesmo modelo do primeiro turno. Em ambas as disputas, os confrontos das semifinais são definidos por cruzamento olímpico (1º do grupo A enfrenta 2º do grupo B).

O vencedor de cada uma das taças se classifica para a final do Campeonato Carioca, decidido em dois jogos. A segunda partida está marcada para o dia 29 de Maio. Caso um mesmo time conquiste a Taça Guanabara e a Taça Rio é declarado automaticamente como campeão carioca.