• ENTRE
Topo

Carioca - 2019

Flu faz aposta em elenco campeão, e Vasco testa reformulação em duelo por vaga à final

Semifinal terá o duelo entre Dedé (esq.) e Fred, jogadores com passagem pela seleção - Agência Photocamera
Semifinal terá o duelo entre Dedé (esq.) e Fred, jogadores com passagem pela seleção Imagem: Agência Photocamera

Renan Rodrigues e Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/03/2013 06h02

O mesmo número de pontos somados na primeira fase da Taça Guanabara não deixou Vasco e Flu em situação igual para o confronto da semifinal do primeiro turno, neste sábado, às 18h30, no Engenhão. Melhor time do grupo A, o 'Gigante da Colina' terá a vantagem de atuar por um empate para avançar e entrará em campo testando a reformulação implementada em seu elenco nesta temporada. O Fluminense, que realizou um rodízio em algumas rodadas do Estadual, terá os titulares em campo e aposta na base campeã em 2012.

O time comandado por Gaúcho conseguiu 16 pontos na fase de grupos, mas teve uma vitória a mais que o Fluminense, que por outro lado ainda não foi derrotado no Estadual. A equipe da Colina usará uma formação completamente diferente da que atuou contra o mesmo Tricolor na final da Taça Guanabara de 2012. Dos 11 jogadores naquela partida, somente Dedé e Thiago Feltri estarão novamente no Engenhão. O técnico vascaíno ainda admite que busca um melhor entrosamento, mas elogia o empenho do grupo.

Continua após publicidade

"Trabalhamos nesse inicio com algumas dificuldades. Montamos um time e estamos trabalhando em cima disso ainda. É um time jovem. Entramos bem motivados. Ainda não estamos bem entrosados.  Mas é um time que sabe o que quer, bem empenhado. Temos tudo pra fazermos um grande jogo e passarmos para próxima batalha. Temos que nos impor. Vai ser um jogo muito pegado na marcação e quem se descuidar vai sofrer", disse Gaúcho.

O Fluminense deve ter apenas o desfalque de Leandro Euzébio em comparação com o time que venceu o Huachipato-CHI por 2 a 1, de virada, no meio da semana, pela Libertadores. Apesar de terem atuado menos que por conta do rodízio com os reservas, o técnico Abel Braga confia no entrosamento dos titulares que foram a base campeã carioca e brasileira.

"Ainda estamos com alguns atletas que não estão no melhor ritmo, mas o conjunto, o entrosamento, supera esse fato. O jogador sabe como o amigo gosta de receber a bola, onde o outro vai correr e o entrosamento é fundamental para isso. Mesmo com algum problema de ter dois ou três que não estão no melhor ritmo ou que não estão num dia bom, o conjunto supera isso e acredito que é uma das nossas vantagens", declarou o técnico Abel Braga.

Vantagem do empate é minimizada
O momento do Vasco é de confiança após tropeços para Flamengo e Bangu durante a caminhada até a semifinal. Bernardo é a esperança da equipe, voltou marcando dois gols após ser barrado e vive momento de lua de mel com a torcida. Mesmo assim, a vantagem de poder avançar de fase com um empate é minimizada pelo time da Colina. Na visão do técnico Gaúcho, atuar tentando pensar no resultado pode atrapalhar o grupo vascaíno.

"O empate é uma vantagem que posso pensar nos acréscimos, quando faltar um ou dois minutos. Não temos como controlar isso. Se nos encolhermos, podemos ser massacrados. Se formos para cima, podemos tomar contragolpes. A equipe deles esta montada há muito tempo. Está mais encaixada, mais acostumada a jogar junto. Estamos em formação ainda. Mas num clássico as equipes que se superam", analisou Gaúcho.

Se o técnico do Vasco diz que a vantagem não fará seus jogadores recuarem para garantir um empate, o técnico Abel Braga declara que o Fluminense não irá se 'atirar' sobre o adversário, buscando a vitória de maneira desesperada desde o primeiro minuto. O comandante tricolor não quer cair em uma armadilha e oferecer contra-ataques ao adversário.

"Se a gente tentar fazer algo diferente amanhã, quebra a cara. As coisas têm que acontecer com naturalidade, não podemos achar que temos que atacar mais, ir pra dentro de qualquer maneira. Se você der espaço que eles querem para o Eder Luis, vamos ter problemas. Nossa maneira de jogar não muda, nem mais para frente nem para trás", declarou Abel Braga.

Enquanto o Fluminense só deve ter uma novidade com a entrada de Anderson na zaga, o Vasco terá mais mudanças. Thiago Feltri entra na lateral esquerda, antes ocupada por Dyeison, dando mais experiência à equipe. Os atacantes Tenorio e Leonardo são desfalques com estiramento na panturrilha esquerda e dores no tendão de aquiles, respectivamente. Assim, o Vasco terá uma formação mais veloz, com Pedro Ken, Bernardo, Carlos Alberto e Eder Luis.

VASCO x FLUMINENSE

Data: 02/03/2013 (sábado)
Horário: às 18h30 (horário de Brasília)
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro
Transmissão na TV: Premiere FC
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá
Auxiliares: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos

Vasco                         
Alessandro, Nei, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri (Dyeison); Abuda, Wendel, Pedro Ken e Carlos Alberto; Bernardo e Eder Luis
Técnico: Gaúcho

Fluminense
Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Jean e Deco; Thiago Neves, Wellington Nem e Fred
Técnico: Abel Braga

FLUMINENSE E VASCO DISPUTAM VAGA NA FINAL DA TAÇA GUANABARA

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

publicidade