Topo

Carioca - 2019

Fla esquece drama em Libertadores e escala titulares para finais do Carioca

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/03/2014 06h00

Os reservas do Flamengo jogaram praticamente toda a primeira fase do Campeonato Carioca e garantiram ao clube a primeira colocação na etapa classificatória. A partir de quarta-feira, entretanto, quando o torneio entra em sua fase de mata-mata, serão os titulares quem entrarão em campo pelo Rubro-Negro. Isso, apesar da situação complicada do time da Gávea na Taça Libertadores da América, prioridade do ano.

A escalação dos titulares já no primeiro jogo contra a Cabofriense pela seminal do estadual foi confirmada pelo técnico Jayme de Almeida logo após a última rodada da fase classificatória do Carioca, no domingo. Jogando com os reservas, o Flamengo venceu a própria Cabofriense por 5 a 3, no estádio do Maracanã.

O jogo não tinha grande importância para o Rubro-negro já que o time havia garantido sua vantagem nas finais após conquistar a Taça Guanabara com duas rodadas de antecedência. Jayme, entretanto, afirmou que os jogos contra a Cabofriense pela semifinal devem ser muito mais difíceis que o de domingo. Por isso, os melhores jogadores do elenco do Flamengo serão escalados.

“Jogo decisivo não é igual ao jogo de hoje [domingo]”, afirmou o técnico. “Na quarta e no domingo [dia dos jogos contra o Cabofriense], vamos pensar só no Carioca. Quem estiver melhor será escalado.”

Jayme disse, inclusive, que titulares só não foram escalados no domingo porque a partida contra o Bolívar, na quarta-feira, foi muito desgastante. O Flamengo jogou em La Paz, na altitude, e perdeu por 1 a 0. Durante e depois do jogo, alguns atletas passaram mal e precisaram de atendimento médico.

Após a derrota, o Flamengo foi rebaixado à lanterna do grupo 7 da Libertadores, com quatro pontos. Para seguir com boas chances de classificação, ele precisa derrotar o Emelec, em Quito (Equador), na próxima rodada (2 de abril). Só assim ainda dependeria apenas de si para avançar. Caso empate, a situação ficará delicada e com ares de drama.

Na última rodada da primeira fase da Libertadores, o Flamengo joga contra o León, do México, no Maracanã.