Topo

Futebol de cinzas! Botafogo joga mal, mas vence Macaé com gol de Yacaré

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/02/2016 21h27

O Botafogo entrou em campo nesta quarta-feira de cinzas e cumpriu seu dever ao bater o Macaé por 1 a 0, no estádio Los Lários, em Xerém. Gervásio Yacaré Nunez marcou o gol do jogo. Apesar do triunfo manter o Alvinegro, ao lado do Vasco, como únicos times com 100% de aproveitamento neste Campeonato Carioca, o desempenho da equipe foi ruim e se viu pressionado pelo adversário durante todo o segundo tempo.

E se a vitória ocorreu, muito se deve ao início do jogo. Aliás, a partida não poderia ter começado melhor para o Botafogo, que abriu o placar logo no primeiro ataque. Gegê foi lançado em profundidade, cortou o adversário e sofreu pênalti. Gervásio Yacaré Nuñes assumiu a responsabilidade, bateu forte no meio do gol e abriu o placar aos 3min.

O Macaé partiu para cima, mas não conseguiu criar oportunidades. Pior. Viu o Botafogo quase ampliar em duas oportunidades. Gegê acertou belo chute de fora da área, mas acertou o travessão. Ribamar, por sua vez, utilizou muito bem o corpo em jogada pelo lado de campo até finalizar para a defesa de Willian Alves.

No fim do primeiro tempo, Jefferson teve que fazer das suas para manter a vitória parcial do Botafogo. Bruno Luiz ficou cara a cara com o goleiro, que fez grande defesa e ainda evitou o gol no rebote em seguida.

O Macaé voltou ligado para o segundo tempo e, sob a batuta do camisa 10, Marquinho, fazia de tudo para chegar ao empate. Em menos dez minutos, Jefferson já havia sido mais exigido que no primeiro tempo inteiro.

Em vantagem, o Botafogo colocou a bola no chão e passou a tocar a bola para esfriar o adversário. A tática, no entanto, não deu certo e o Macaé seguia melhor. O empate só não saiu aos 15min porque Carlinhos acertou a trave de Jefferson.

O problema do Botafogo parecia o condicionamento físico. Yacaré e Lízio, por exemplo, demonstravam não ter mais condições de ficar em campo com 20min do segundo tempo. O primeiro foi sacado pelo técnico Ricardo Gomes e deu lugar ao jovem Leandrinho. O segundo foi em seguida para a entrada de Luis Henrique.

Sorte do Botafogo é que o Macaé cansou com o passar do tempo, não conseguindo manter o ritmo forte do início do segundo tempo. E essa situação quase gerou o segundo gol do Alvinegro, que passou a sobrar fisicamente após as alterações. Diogo, porém, chutou em cima do goleiro. Menos mal que a vitória (suada) já estava garantida.

MACAÉ 0 x 1 BOTAFOGO

Data: 10/02/2016, quarta-feira
Local: Los Lários, em Xerém (RJ)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Auxiliares: Luiz Antonio Muniz e Thiago Rosa
Cartões amarelos: Emerson, Airton e Rodrigo Lindoso (BOT) M. Cambuci e Dieguinho (MAC)
Gols: Yacaré, aos 3min do primeiro tempo;

Macaé
Willian Alves; Gedeílson, M. Cambuci, Thiago Cardoso e Dieguinho; Dos Santos, Wagner Carioca (Evandro), Luis Mario e Marquinho; Pipico e Bruno Luiz; Técnico: Toninho Andrade

Botafogo
Jefferson; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson e Diogo; Airton (Fernandes), Rodrigo Lindoso, Gegê e Lízio (Luis Henrique); Yacaré (Leandrinho) e Ribamar; Técnico: Ricardo Gomes