Topo

Jovens ofuscam gringos e viram esperança no ataque do Botafogo

Do UOL, em São Paulo

22/02/2016 06h00

Durante o 2º tempo da vitória do Botafogo contra a Cabofriense, três jovens revelados nas categorias de base do alvinegro se destacaram. Gegê, Ribamar e Luis Henrique infernizaram a defesa adversária e só não balançaram a rede por causa da boa atuação do goleiro Ayrton, outro revelado na base do Botafogo. Mas pelo menos o jogo serviu para mostrar que, mesmo se os gringos contratados recentemente não derem certo, os jovens podem ser uma boa aposta.

Luis Henrique tem apenas 17 anos e, desde o ano passado, se firmou como centroavante titular do time. É muita responsabilidade para um garoto tão jovem, o que gera desconfiança na torcida e na diretoria. Mas ele tem tido atuações razoáveis. Na rodada passada, fez o gol decisivo contra o Resende. Neste domingo, abriu o placar contra a Cabofriense. Depois acabou perdendo 3 chances de gol, mas saiu elogiado pelo técnico.

“Ele teve boa movimentação, tentando chegar sempre à área. Contra o Resende, ele estava saindo muito da área e perdeu muitas bolas. Não é a característica dele. Hoje ele fez escolhas certas”, analisou Ricardo Gomes.

O meia-atacante Gegê é o mais rodado dos três (tem 59 jogos pelo Botafogo) e luta para se firmar como titular. Ele tem 22 anos e precisa ser mais regular para superar a concorrência dos argentinos Gervasio Nuñez e Damián Lizio. Mas por enquanto não tem sido difícil. Nuñez já mostrou que é muito técnico, mas às vezes some do jogo. Contra a Cabofriense, foi um dos piores em campo e saiu do jogo no intervalo. Já Lizio está fora da forma física ideal e ainda não mostrou a que veio.

O centroavante Ribamar é uma aposta para 2016. Participou de 5 jogos até agora e foi titular em apenas 1. Contra a Cabofriense, ele se destacou até mesmo jogando fora da área, com bons passes e tabelas.

Além dos três, o Botafogo "ganhou" mais um reforço para o ataque, neste domingo: Neilton, com recém-completados 22 anos, se recuperou de lesão e decidiu o jogo contra a Cabofriense. Ao lado de Gegê, Ribamar e Luis Henrique, ele pode formar um ataque com média de idade baixíssima (19,7 anos), mas com qualidade em alta.