Topo

"Clássico Vovô" fora do Rio tem dado mais Botafogo do que Fluminense

Dhavid Normando/Photocamera
Imagem: Dhavid Normando/Photocamera

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/02/2016 09h39

O Botafogo realiza nesta quarta-feira, às 21h45, no estádio Kleber Andrade, no Espírito Santo, diante do Fluminense, seu maior teste neste início de temporada. Após cinco vitórias em cinco jogos contra equipes pequenas do Campeonato Carioca, chegou a hora do Alvinegro encarar o primeiro clássico de 2016. O clube de General Severiano, porém, não tem muito o que se preocupar. Isso se levar em conta o retrospecto do "Clássico Vovô", quando disputado fora do estado do Rio de Janeiro.

O Alvinegro tem levado a melhor nesses jogos em território afastado. Os dois últimos jogos fora do estado do Rio foram de vitória do clube de General Severiano: em Pernambuco e em Brasília. Nos últimos cinco duelos, três vitórias do Botafogo, um empate e apenas um triunfo do Flu, que ocorreu em 2001.

Botafogo confiante na defesa

O técnico Ricardo Gomes está focado somente na armação do Botafogo e, claro, com as peculiaridades do Fluminense, adversário desta quarta-feira. Ele mostra confiança na defesa do Alvinegro, ao lado da do Vasco, a menos vazada do Carioca, com apenas dois gols.

“Conheço bem o Fred, Diego Souza. trabalhou comigo muito tempo no Vasco, no Fluminense também. Scarpa, Marcos Jr, que foi expulso. Cícero. Força ofensiva importante. Vamos brigar para corresponder. Que nossa defesa seja superior”, disse o comandante do Alvinegro.

Para esse jogo, o Botafogo já poderá contar com Salgueiro. O uruguaio teve situação regularizada a tempo e fará a estreia entre os suplentes. Mesma situação de Neílton, que saiu do banco diante da Cabofriense para dar nova vitória ao Alvinegro.

Flu fortalece o meio

O Fluminense, por sua vez, mostra preocupação com o meio de campo do Botafogo. Eduardo Baptista vê o tripé de volantes formados por Rodrigo Lindoso, Airton e Bruno Silva como fundamental para o Alvinegro e arma o Tricolor para evitar o ponto forte do rival.

“O Botafogo é um time que tem uma marcação forte, joga com três volantes que marcam muito. É preciso ter muita atenção para não perder o meio. Esse é um dos motivos de eu ter testado o Cícero mais por dentro. Vamos tentar igualar o número de homens no meio”, afirmou o técnico do Fluminense.

Para o jogo, o Tricolor não poderá contar com Marcos Júnior, expulso contra o Flamengo na última rodada. Eduardo promoveu mudanças no time titular e escolheu Osvaldo como parceiro de Fred no ataque. No meio, Douglas ganhou oportunidade, mantendo Gustavo Scarpa na lateral esquerda.

Veja lista dos últimos cinco jogos entre Botafogo e Fluminense fora do Rio:

- 12 de julho de 1989, Botafogo 2 x 0 Fluminense, Torneio de Berna, na Suíça
- 3 de dezembro de 1995, Fluminense 1 x 1 Botafogo, Brasileiro, Engenheiro Araripe, Cariacica
- 6 de outubro de 2001, Botafogo 1 x 2 Fluminense, Brasileiro, - Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG)
- 7 de julho de 2013, Botafogo 1 x 0 Fluminense, Brasileiro, Arena Pernambuco, em Recife (PE)
- 7 de agosto de 2014, Botafogo 2 x 0 Fluminense, Brasileiro, em Brasília

BOTAFOGO X FLUMINENSE

Data e hora: 24/02/2016, quarta-feira, 21h45 (horário de Brasília)
Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES)
Árbitro: Graziani Maciel Rocha
Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone e Diogo Carvalho SIlva

BOTAFOGO
Jefferson; Luis Ricardo,Joel Carli, Emerson e Diogo; Airton, Rodrigo Lindoso, Bruno Silva e Gegê; Gervásio Nunes e Luis Henrique; Técnico: Ricardo Gomes

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Wellington Silva, Henrique, Renato Chaves e Gustavo Scarpa; Pierre, Douglas, Cícero e Diego Souza; Osvaldo e Fred. Técnico: Eduardo Baptista