Topo

Michael Jordan vira mantra de Jorginho no Vasco

Jorginho aplica frase de Michael Jordan para time não ser dependente de Nenê - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Jorginho aplica frase de Michael Jordan para time não ser dependente de Nenê Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/03/2016 06h00

Adepto de frases e discursos motivacionais, o técnico Jorginho tem usado uma das mensagens mais famosas do ex-jogador e astro de basquete Michael Jordan para lidar com uma possível “Nenêpendência” do Vasco. Ciente da capacidade de decisão de seu camisa 10, ele repete quase como um mantra a importância do trabalho coletivo.

“Eu sempre bati nessa tecla de que a equipe não depende de um jogador apenas. Costumo citar muito uma frase do Michael Jordan que diz que ‘o talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos’. Temos dado moral necessário para o jogador se sentir bem, encontrar o posicionamento dele e se sentir completamente útil e à vontade na formação tática”, destacou Jorginho.

Embora o Cruzmaltino não tenha vencido nas duas vezes em que Nenê desfalcou a equipe (uma derrota e um empate), o treinador garante que o elenco está mais homogêneo.

“Hoje o Vasco não é o Vasco só do Nenê, é de alguns jogadores. Andrezinho, Julio Cesar... São jogadores que, até ano passado, existia uma dúvida em relação a eles, e agora já existe essa vontade do clube e dos próprios jogadores de resolverem essa situação de renovação”, enfatizou.

Esta não é a primeira vez que Jorginho aplica a teoria de uma personalidade para o seu grupo de jogadores. Ano passado, quando brigava para não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, o treinador utilizou um estudo do psiquiatra e escritor Augusto Cury para trabalhar o lado psicológico dos atletas.

Em relação a frase do norte-americano Michael Jordan citada pelo técnico, ela também é muito aplicada pelos setores de recursos humanos de empresas em todo o mundo.