Topo

Renegados no Botafogo viram titulares no Vasco e reencontram ex-clube

Ex-Botafogo, Marcelo Mattos e Julio César são titulares no Vasco - Satiro Sodre/SSPress
Ex-Botafogo, Marcelo Mattos e Julio César são titulares no Vasco Imagem: Satiro Sodre/SSPress

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/03/2016 06h00

O clássico entre Vasco e Botafogo neste domingo (27), pelo Campeonato Carioca, terá sabor especial para o lateral esquerdo Julio Cesar e o volante Marcelo Mattos. Hoje titulares do Cruzmaltino, eles foram renegados num passado recente no Alvinegro.

Julio, ao lado do atacante Emerson Sheik e do zagueiro Bolívar, foi pivô de uma das grandes crises do clube em 2014. Alegando falta de comprometimento, o presidente botafoguense da época, Maurício Assumpção, rescindiu o contrato do trio numa tentativa de estabelecer um "choque de ordem" no elenco, que acabou rebaixado no Campeonato Brasileiro.

O lateral ficou sete meses desempregado até chegar ao Vasco após o título carioca da equipe. Inicialmente na reserva de Christianno, ele ganhou a vaga ainda ano passado e não saiu mais. Jogador de confiança do técnico Jorginho, teve seu contrato renovado recentemente por dois anos.

Já Mattos deixou o Botafogo em 2015 após aceitar um acordo. Com um planejamento de cortes financeiros, a diretoria se comprometeu a pagar a dívida que tinha com o jogador, acumulada no ano anterior. Depois de uma passagem apagada pelo Vitória, o volante parece ter se reencontrado no Vasco, onde ganhou a titularidade e até já marcou gol, feito que não acontecia há duas temporadas.

"É um jogador com experiência grande, liderança forte, se entrega 100% e tem mantido um bom nível técnico não só na marcação, mas na construção da equipe. Isso é importante para um primeiro volante. Fico feliz pelo gol, mas mais ainda pelo que tem contribuído como um todo", destacou o técnico Jorginho.

Grato ao Vasco, Marcelo Mattos explicou os motivos que o levaram a beijar o escudo do clube após o gol marcado sobre o Boavista.

" Trabalho todos os dias no meu limite. Foi o que eu procurei fazer na pré-temporada. Cheguei acima do peso, sofri bastante em termos de alimentação. Isso dá resultado, ter que abrir mão de algumas coisas. A comemoração foi um agradecimento ao Vasco, por ter aberto as portas para mim. Não sei o que seria de mim sem o Vasco hoje. Felicidade de fazer parte dessa equipe, desse momento", disse.