Topo

Líder isolado, Vasco carrega invencibilidades "para dar e vender" em 2016

Jogadores do Vasco não sabem o que é perder há cinco meses, ou 17 jogos - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Jogadores do Vasco não sabem o que é perder há cinco meses, ou 17 jogos Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/04/2016 06h00

Nem o torcedor mais otimista poderia imaginar que, após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2015, o Vasco fosse viver uma fase tão positiva como neste início de temporada. Além de ser líder isolado da Taça Guanabara, o clube ostenta uma invencibilidade de cinco meses (17 jogos), mantém escritas duradouras contra os rivais Flamengo e Botafogo, tem o seu técnico Jorginho com a marca de nunca ter perdido para o Rubro-Negro como treinador e até seu presidente, Eurico Miranda, cultiva seu próprio tabu.

Confira como está o bom retrospecto do time cruzmaltino:

CINCO MESES
O Vasco completou exatos cinco meses de invencibilidade nesta sexta-feira. A última derrota aconteceu dia 1º de novembro de 2015, no revés por 1 a 0 para o Fluminense pelo Brasileirão. De lá para cá, são 12 vitórias e 5 empates.

CONTRA O FLA
Após o empate em 1 a 1 com o Flamengo na última quarta-feira, o Vasco chegou aos oito jogos - um ano - sem derrotas para o clube da Gávea, somando cinco resultados positivos e três empates.

CONTRA BOTAFOGO
Diante do Botafogo, a invencibilidade é ainda mais duradoura e já existe há quase três anos. Em virtude das equipes terem disputado a Série B nos últimos anos, o número de duelos é menor: são sete partidas, com quatro vitórias e três empates.

SOBERANO NOS CLÁSSICOS
Dos últimos 15 clássicos disputados frente aos rivais do Rio de Janeiro, o Vasco só perdeu um, justamente para o Fluminense em novembro do ano passado. Além deste resultado, a equipe venceu 9 vezes e empatou 5.

EURICO TIRANDO ONDA
Até o presidente Eurico Miranda tem sua invencibilidade. Desde que retornou à presidência do Vasco, ele está há oito jogos sem perder em seu "campeonato à parte". Como está no tópico um pouco mais acima ão 5 vitórias e 3 empates sobre o principal rival, o Flamengo. Anteriormente, ele sofreu duas derrotas: uma no torneio Super Series e outra no Estadual. Ambas em 2015.

"Por mais força que eu faça, não consigo perder para o Flamengo", disse o dirigente em comunicado repassado pela assessoria de imprensa do clube.

JORGINHO INVICTO
O técnico Jorginho ainda tem sua escrita particular, estando invicto como treinador diante do Rubro-Negro, equipe que mais atuou em seus tempos de jogador. O total são de 10 jogos em suas passagens por América, Figueirense, Ponte Preta e Vasco.

“Eu tenho uma forma diferente (sobre provocar o Fla como faz Eurico). Respeito bastante nosso presidente, mas sou comedido nas minhas colocações. Quero parabenizar o Flamengo pelo grande jogo, apesar da pressão. Não é fácil. Passei por isso no ano passado e sei como o profissional sofre”.

Técnico Jorginho é só alegria nesta temporada no comando do Vasco - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Jorginho nunca perdeu para o Flamengo na carreira de treinador de futebol
Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

GUERRERO E SHEIK AINDA NÃO VENCERAM O VASCO
Principais alvos dos cânticos provocativos dos vascaínos, a dupla de atacantes rubro-negra Guerrero e Sheik ainda não sabem o que é vencer o Vasco. O peruano perdeu três e empatou duas. Já Emerson, em seu retorno, foi derrotado em quatro e empatou duas também.