Vasco vence Fluminense, conquista 12ª Taça GB e tem vantagem no Carioca

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Vasco conquistou a 12ª Taça Guanabara da sua história. Neste domingo (17), o Cruzmaltino venceu o Fluminense por 1 a 0, na Arena da Amazônia, em Manaus. O gol de Riascos garantiu o título e a vantagem do empate ao time de São Januário na semifinal do Campeonato Carioca.

O adversário do Vasco (17 pontos) será o Flamengo, que somou 12 pontos e encerrou a Taça GB na quarta colocação. Já o Fluminense pega o Botafogo e também pode empatar para chegar à final e manter vivo o sonho do título.

FLUMINENSE 0 X 1 VASCO

Local: Arena da Amazônia, em Manaus (AM)
Árbitro: João Batista de Arruda
Auxiliares: Jackson Lourenço Massarra e Diego Luiz Couto Barcelos
Renda: R$ 2.214.000,00
Público: 28.291 pagantes / 32.061 presentes
Cartões amarelos: Douglas, Fred, Renato Chaves e Edson (Fluminense); Jorge Henrique e Marcelo Mattos (Vasco)
Cartões vermelhos: Edson (Fluminense); Marcelo Mattos (Vasco)
Gol: Riascos, aos 20min do segundo tempo

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Wellington Silva, Marlon, Renato Chaves (Nogueira) e Giovanni; Edson, Douglas, Gerson, Marcos Junior (Higor Leite) e Osvaldo; Fred (Magno Alves)
Técnico: Levir Culpi

VASCO
Martín Silva; Madson, Luan (Rafael Vaz), Rodrigo (Diguinho) e Henrique; Marcelo Mattos, Julio dos Santos (Eder Luis), Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos
Técnico: Jorginho

 

Fases do jogo

  • Primeiro tempoOs primeiros 10min foram recheados de lances emocionantes. Logo aos 6min, o Fluminense abriu o placar, mas teve o gol anulado pela arbitragem, que apontou falta de Renato Chaves no goleiro Martín Silva durante a disputa pelo alto. Um minuto depois, Andrezinho quase fez o gol do Vasco. O meia cobrou falta por cobertura e surpreendeu Diego Cavalieri. A bola tocou na trave. Riascos também teve boa chance na sequência. Os times se alternaram no ataque e criaram chances diante de sistemas defensivos expostos. O ritmo diminuiu com o passar do tempo e o forte calor. O zagueiro Luan passou mal e precisou ser substituído por Rafael Vaz. Não houve alteração no placar e a decisão ficou para os 45 minutos finais.
  • Segundo tempoA etapa decisiva começou com boa chance para o Vasco desperdiçada por Riascos. E foi justamente o colombiano que fez o gol cruzmaltino aos 20min. Ele recebeu na área e chutou fraco. A bola morreu no canto do gol defendido por Diego Cavalieri. Em desvantagem, o Fluminense partiu para o ataque. Rodrigo e Martín Silva salvaram boas chances dos tricolores. Edson e Marcelo Mattos se estranharam e foram expulsos. Eder Luis ainda acertou a trave aos 35min. O Tricolor buscou o empate, mas parou no goleiro uruguaio aos 46min. A festa em Manaus foi vascaína pela conquista da 12ª Taça Guanabara e a possibilidade de trazer para São Januário o bicampeonato Estadual.

Destaques

  • RiascosEntre a paixão e a cobrança da torcida, o colombiano se mostra importante no Vasco. Foi dele o gol que garantiu o título e ampliou a invencibilidade cruzmaltina para 21 partidas.
  • Inimigos?Antes de a bola rolar, o zagueiro vascaíno Rodrigo não cumprimentou Fred. O atacante tricolor estendeu a mão, mas foi ignorado pelo adversário. Os dois trocaram acusações pela imprensa nos últimos tempos.

Próximos Jogos - Fluminense

  1. Fluminense FLU
    Atlético-MG CAM
  2. Fluminense FLU
    Vasco VAS
  3. Vitória VIT
    Fluminense FLU
  4. Fluminense FLU
    LDU LDU
  5. Atlético-PR CAP
    Fluminense FLU

Próximos Jogos - Vasco

  1. Bahia BAH
    Vasco VAS
  2. Fluminense FLU
    Vasco VAS
  3. Vasco VAS
    Grêmio GRE
  4. Corinthians COR
    Vasco VAS
  5. Sport SPT
    Vasco VAS

UOL Cursos Online

Todos os cursos