Final entre Bota e Vasco coloca em lados opostos juventude e experiência

Bernardo Gentile e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Vítor Silva/SSPress/Botafogo

    Rodrigo, de 35 anos, travou duelo particular com Ribamar, de 18, no primeiro jogo

    Rodrigo, de 35 anos, travou duelo particular com Ribamar, de 18, no primeiro jogo

Quem se sobressairá num duelo entre um time jovem contra um experiente? Façam suas apostas, porque neste domingo, às 16h, no Maracanã, Botafogo e Vasco colocarão à prova quem tem mais vantagens em relação às idades de seus respectivos elencos.

No fim de semana, os veteranos cruzmaltinos levaram a melhor sobre os novatos alvinegros e venceram por 1 a 0 com gol do "trintão" Jorge Henrique. Naquela ocasião, o Vasco entrou em campo com uma média de idade de 30,8, enquanto o Botafogo tinha uma de 26,9.

Na avaliação do técnico alvinegro Ricardo Gomes, a experiência vascaína acabou pesando no confronto inicial, mas o mesmo fez questão de frisar que seus jovens atletas atuaram de igual para igual.

"Olha só, estamos falando de um time bem jovem. O meio de campo você compara com o Vasco. Onde se ganha um jogo? No meio de campo. Eles têm Nenê, Andrezinho, Marcelo Mattos, Julio dos Santos... São experientes. Mas estamos jogando de igual para igual. Temos um time jovem, disciplinado e talentoso", destacou.

Já na avaliação de Jorginho, comandante do Vasco, há vantagens e desvantagens em relação à experiência e juventude.

"Não tenha dúvidas de que a equipe deles, pela juventude, é muito veloz. São jogadores de extrema velocidade, e isso pode ser um trunfo para eles. Mas não perdemos na condição física. Apesar de termos jogadores experientes, eles estão bem fisicamente. O Jorge Henrique saiu porque tomou uma pancada. Minha equipe, apesar de ter uma faixa etária mais alta, se iguala muito bem na questão da parte física. A experiência conta, pois muitos jogadores já viveram esse momento (disputa de título). Isso vai ser importante para nós", disse.

Para o decisivo confronto deste domingo, o Vasco deverá manter a mesma equipe do primeiro duelo. Já o Botafogo poderá ter duas mudanças: o zagueiro Joel Carli, de 29 anos, na vaga de Renan Fonseca, de 26, e Fernandes, de 21, no lugar de Gegê, de 22, que está lesionado e é dúvida.

Veja abaixo a idade dos jogadores que começaram o primeiro jogo:

Vasco
Martín Silva (33), Madson (24), Luan (22), Rodrigo (35) e Julio Cesar (33); Marcelo Mattos (32), Julio dos Santos (32), Andrezinho (31) e Nenê (34); Jorge Henrique (34) e Riascos (29). Média: 30,8

Botafogo
Jefferson (33), Luis Ricardo (32), Renan Fonseca (26), Emerson Silva (33) e Diogo Barbosa (23); Rodrigo Lindoso (26), Bruno Silva (29), Leandrinho (19) e Gegê (22); Salgueiro (35) e Ribamar (18)
Média: 26,9
 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos